Autor: Tiago Fachini
é normal que em campanhas de links patrocinados nos deparemos com a dúvida: Utilizar palavras-chave no singular ou no plural? Ambas são relevantes em determinados momentos e tem relação direta com o estágio do ciclo de interesse e compra do usuário.
Segundo um estudo de Robin Goad, diretor de pesquisas da Hitwise - Reino Unido, na língua inglesa os termos no plural são muito mais eficientes para a captação de usuários e efetivação de vendas.
Obviamente devemos levar em conta as diferenças estruturais e culturais gigantescas entre a língua inglesa e a língua portuguesa. Infelizmente ainda não encontrei no Brasil um estudo a respeito deste assunto, mas através da ferramenta de comparação de pesquisas Google Trends já é possível tirar certas conclusões:
Os termos no plural são bastante utilizados no primeiro estágio do ciclo de interesse e compra do usuário. Quando este decide pela pesquisa e compra de determinado produto como por exemplo uma "TV de Plasma" este, em tese, precisa comparar marcas, tamanhos, modelos, características específicas. Neste momento seria normal ver este usuário pesquisando por "TVs de plasma" e através dos resultados obtidos, tomar a decisão por determinada marca, tamanho ou modelo.
No passo seguinte a pesquisa fica menos abrangente e mais específica. Em posse dos dados citados acima o usuário já pode procurar por termos no singular, como por exemplo "TV de Plasma Sony" ou TV de Plasma 42'".
Mais adiante após já ter decidido por todos os itens relacionados ao produto, finalmente o usuário irá utilizar outro termo no singular, específico para encontrar e, com sorte, comprar via internet, o objeto de seu desejo.
Estes são dados de meus próprios estudos e análises. Você conhece algum estudo a respeito deste assunto? Envie sua opinião!
Abraços a todos!
Tiago Fachini
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