30% dos consumidores da América Latina já utilizaram a Inteligência Artificial para fazer compras. É o que aponta um novo estudo divulgado pelo Institute for Business Value (IBM). Dados coletados pelo instituto indicam, também, que o número deve aumentar nos próximos meses, já que os entrevistados que ainda não utilizaram a IA ao comprar um produto ou serviço planejam fazê-lo em breve.
O interesse pela Inteligência Artificial como uma parceira de compras se divide em diversas vantagens que afetam as diferentes etapas da jornada. 91% dos entrevistados pela IBM apontaram as melhorias proporcionadas pela tecnologia ao processo de pesquisa de produtos como a principal vantagem. 88% citaram o atendimento ao cliente, 87% indicaram as facilidades para fechar a compra e outros 87% relataram a busca por propostas.
Os números, principalmente o que diz respeito às melhorias de atendimento, refletem a realidade apontada por outro dado da IBM, que aponta que 94% dos consumidores não estão plenamente satisfeitos com a experiência de compra online e propõem melhorias, como a implementação de recursos capazes de facilitar as buscas pelos produtos de desejo e fornecer acesso informações mais detalhadas sobre os itens.
Neste cenário, 40% dos consumidores relataram dificuldades para encontrar os produtos que desejam e 39% disseram que as informações sobre os itens à venda são insuficientes. Adicionalmente, apenas dois quintos dos consumidores que utilizaram assistentes virtuais durante as compras online estão satisfeitos com a experiência.
Já no que tange ao varejo físico, apenas 5% dos respondentes entrevistados pela IBM estão satisfeitos com a experiência em loja. Eles querem uma maior variedade de produtos disponíveis (43%), mais informações sobre os produtos (30%), além de um processo de pagamento mais rápido (34%). A maioria dos consumidores entrevistados (64%) está complementando sua experiência em loja usando aplicativos móveis, enquanto as compras demonstram uma tendência para uma experiência em loja integrada digitalmente.
Para Carlos Capps, líder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina, em meio aos desafios econômicos na região, em especial a inflação, que força os latino-americanos a mudar padrões de consumo, a integração da IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, geram oportunidades para marcas que, por sua vez, passam a estar mais preparadas para atender às demandas e aos novos desafios do consumidor. Leia também: Brasil impulsiona recuperação no consumo de bens massivos na América Latina
COMPARTILHAR ESSE POST