A dupla “Barbieheimer”, termo que se refere aos filmes Barbie e Oppenheimer, trouxe uma necessária dose de ânimo aos cinemas brasileiros. As buscas pelas produções recém-lançadas cresceram 54% e 108%, respectivamente, em julho, conforme indica um levantamento divulgado pela Tunad.
A análise demonstra o impacto dos títulos que estrearam no último dia 20, indicando o frescor trazido pelo reacender do interesse dos telespectadores. Na semana que antecedeu a estreia, o termo "Barbie filme" teve um crescimento de 54% no volume de buscas.
Já o termo "Oppenheimer filme" registrou aumento mais expressivo, de 108%. Todavia, o volume de buscas no dia da estreia é menor em relação ao título da boneca da Mattel: 5.308 pesquisas. Analisando as performances individualmente, o estudo aponta que, durante a estreia dos dois títulos, as buscas pelo lançamento da Barbie foram 21 vezes maiores do que as pesquisas por Oppenheimer.
A semana que antecedeu o lançamento da dupla renovou a visibilidade aos cinemas. Entre os dias 14 e 20 de julho, as buscas pelo termo "Filmes em cartaz" tiveram um salto de 19%, número que indica o maior interesse do público para as exibições nas telonas, e significa um respiro necessário para o setor, que sofreu baixas significativas com a pandemia de COVID-19.
O período também foi marcado pela exibição de novos filmes das franquias Indiana Jones e Missão Impossível, estrelados por Harrison Ford e Tom Cruise, respectivamente. Somando as célebres estreias ao resgate de franquias icônicas para o cinema, a Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex (Abraplex) espera que o público dos cinemas chegue a 60 milhões entre junho e dezembro de 2023.
Sobre os resultados da pesquisa, o CEO da Tunad, Cesar Sponchiado, ressaltou que o segundo semestre de 2023 será, de fato, um marco para o setor, e em função da estreia de títulos icônicos, as salas de cinemas voltaram a receber o público que, desde a pandemia, passou a priorizar o streaming e o conforto de assistir filmes em casa.
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