A Jaguar apresentou na Miami Art Week o Type 00, um veículo Gran Turismo de quatro portas, com lançamento previsto para o final de 2025. Segundo a empresa, o elétrico confirma a força de um momento marcante em sua jornada de transformação, abordada pelo Mundo do Marketing em novembro.
Você pode estar se perguntando sobre os motivos pelos quais o projeto de um carro esportivo foi apresentado em uma feira de artes. A ocasião foi escolhida para antecipar o futuro da Jaguar e homenagear a filosofia original "Copy Nothing", concebida por Sir William Lyons, fundador da marca.
O Type 00 foi apresentado em duas cores, batizadas de Miami Pink e London Blue. Enquanto a primeira reflete os icônicos cenários Art Déco de sua revelação – também presentes nos elementos do reposicionamento da Jaguar – a segunda homenageia a herança britânica da marca.
Aliás, todo o projeto criativo do Type 00 bebe de fontes artísticas que norteiam o legado da empresa. A arquitetura do lançamento foi desenhada para materializar a essência do Modernismo Exuberante de maneira pura, colocando lado a lado a tradição do nome Jaguar e elementos considerados indispensáveis para o futuro da marca.
Por exemplo, o nome dado ao projeto, “Type 00”, resgata o legado histórico da Jaguar, com o prefixo "Type" referindo-se a modelos icônicos como o E-type. O primeiro "zero" simboliza a neutralidade em emissões, enquanto o segundo marca o início de uma nova era para a marca.
Em termos de design, o Type 00 busca romper padrões comuns aos veículos elétricos, apresentando um capô longo, linha de teto fluida, rodas de liga leve de 23 polegadas e uma traseira em estilo boat-tail, criando uma silhueta dramática, possibilitada por um serviço de arquitetura elétrica desenvolvido especialmente para a criação do modelo.
Já em termos de performance – sobretudo no que diz respeito à autonomia – o modelo deverá alcançar até 770 km no ciclo WLTP (ou 692 km no padrão EPA) com uma única carga. Também será possível adicionar 321 km em apenas 15 minutos de recarga rápida. A ideia é que o Type 00 marque o início de uma era de carros eletrificados para a Jaguar
Experiência sensorial
Além de seu desempenho técnico, o Type 00 foi classificado pela Jaguar como “uma celebração sensorial”. O teto envidraçado é capaz de projetar padrões que interagem com os materiais internos, alterando a sensação do ambiente ao longo do dia. Boa parte desse diferencial se deve ao Prism Case, recurso da cabine projetado para oferecer personalização e conexão emocional.
A tecnologia permite que os ocupantes ajustem o interior conforme seu estado de espírito, utilizando totens feitos de materiais naturais como latão, travertino e alabastro. Cada totem, quando posicionado no console central, ajusta o interior do veículo, alterando a iluminação, paisagens sonoras, gráficos das telas e até aromas personalizados, todos alinhados às propriedades do material escolhido.
Os elementos artísticos também se refletem nas animações das telas, criadas com a técnica Chiaroscuro, que explora contrastes de luz e sombra para dar profundidade tridimensional. A combinação de tecnologia, design e sensações transforma o Type 00 em um precursor de uma nova era para a Jaguar, onde modernidade e tradição se encontram de forma audaciosa.
Leia também: Rebranding da Jaguar: Diretora de Marketing explica conceito e analisa repercussão
COMPARTILHAR ESSE POST