Patrocinador oficial da Seleção Brasileira desde 2008, o Banco Itaú estampou sua logomarca nos uniformes de treino e nos ambientes frequentados pela pentacampeã mundial desde 2008. Contando com a Copa do Catar, a parceria já se estende por quatro copas - uma longevidade que ajuda a explicar o motivo pelo qual o banco foi a marca mais lembrada entre as patrocinadoras oficiais do time verde e amarelo.
Citado por 67% dos respondentes da pesquisa Consumo de Futebol no Brasil, elaborada pela Toluna, o banco lidera com vantagem apertada o ranking de lembranças dos consumidores. Ocupante da segunda posição, a Vivo foi citada por 64% dos participantes. A Nike, marca que estampa o uniforme da Seleção, aparece em terceiro, lembrada por 63% do público entrevistado.
Outro patrocinador tradicional da Seleção, o Guaraná Antarctica, distribuído e fabricado pela AmBev, captou 53% das respostas. Fechando o Top 5, aparece a Mastercard, lembrada por 50% dos respondentes. A vitrine oferecida pelo Brasil permite que a empresa de cartões rivalize com a Visa, sua principal concorrente global e patrocinadora oficial da Copa do Mundo.
É importante ressaltar que os respondentes da pesquisa puderam assinalar mais de uma opção de resposta. Segundo Andréa Barbosa, Diretora da Toluna, em média, cada respondente sinalizou cinco marcas. “Isso demonstra repertório por parte do público. Independente da marca, os consumidores conhecem mais de uma. Houve uma composição geral de pelo menos cinco marcas lembradas”, pontua.
Outro ponto de destaque é a presença de patrocinadores que ganharam força durante a última década, principalmente por meio do aparato digital. É o caso de marcas como Kwai, rede social dedicada a vídeos curtos e virais, e Free Fire, jogo eletrônico para aparelhos móveis. As novidades foram lembradas por 19% e 11% dos respondentes da pesquisa, respectivamente.
Baixe a pesquisa Consumo de Futebol no Brasil e saiba mais dados.
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