<p><br /><strong>Ita&uacute; compara o mercado de cart&otilde;es de cr&eacute;dito de Brasil e EUA</strong></p> <p>Mercado brasileiro de cart&otilde;es de cr&eacute;dito cresce em ritmo bem mais acelerado que o mercado dos EUA. Se compararmos &agrave; m&eacute;dia mundial, ritmo de crescimento do Brasil &eacute; cinco vezes maior. A ind&uacute;stria de cart&otilde;es de cr&eacute;dito cresceu 13,5% de 2002 a 2006, e hoje chega a 1,6 bilh&atilde;o de cart&otilde;es em circula&ccedil;&atilde;o no mundo.</p> <p>Durante o per&iacute;odo, as transa&ccedil;&otilde;es feitas atrav&eacute;s do cart&atilde;o avan&ccedil;aram 12,6% atingindo 41,5 bilh&otilde;es de opera&ccedil;&otilde;es pelo planeta. S&oacute; nos EUA o PIB avan&ccedil;ou 26% neste per&iacute;odo e passou dos US$13 trilh&otilde;es. Neste cen&aacute;rio o mercado de cart&atilde;o de cr&eacute;dito representava 15,2%, em 2006.</p> <p>Embora expressiva, em 2002 este mercado representava 13,8% do PIB, o que mostra que o avan&ccedil;o foi de 10,1%. O Brasil tamb&eacute;m vivia um bom momento durante o mesmo per&iacute;odo j&aacute; que a participa&ccedil;&atilde;o da ind&uacute;stria de cart&otilde;es no PIB brasileiro passou de 3,4% em 2002 para 6,2% em 2006, um avan&ccedil;o de 82,4%.</p> <p>De acordo com o estudo &ldquo;EUA x Brasil &ndash; Compara&ccedil;&atilde;o do desenvolvimento do mercado de cart&otilde;es de cr&eacute;dito", e parte da pesquisa Indicadores do Mercado de Meios Eletr&ocirc;nicos de Pagamento, realizada mensalmente pela Itaucard, ainda h&aacute; muito espa&ccedil;o para o Brasil crescer neste mercado e obter maior penetra&ccedil;&atilde;o na ind&uacute;stria mundial.<br />&nbsp;<br />Entre 2002 e 2006, os EUA tiveram crescimento de 8% na quantidade de cart&otilde;es, de 617 milh&otilde;es em 2002, para 666 milh&otilde;es de pl&aacute;sticos, em 2006. O Brasil avan&ccedil;ou 91% no mesmo per&iacute;odo. De 42 para 79 milh&otilde;es. O volume de transa&ccedil;&otilde;es dos brasileiros com cart&otilde;es de cr&eacute;dito aumentou 107%, cinco vezes mais que a m&eacute;dia mundial, chegando a US$ 69 bilh&otilde;es. Os norte-americanos aumentaram os gastos em 40% e atingiram US$ 2 trilh&otilde;es.</p> <p>O ticket m&eacute;dio - valor gasto por compra - dos americanos em 2002 era cerca de US$ 100 e em 2006 passou para US$ 102,5. J&aacute; os brasileiros intensificaram o volume nos &uacute;ltimos anos: de US$ 25,5, em 2002, para US$ 34,6, em 2006.</p>
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