MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano de seis em cada dez brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de out. de 2025

CATEGORIA

Notícias

As ferramentas de Inteligência Artificial estão cada vez mais integradas à vida cotidiana dos brasileiros. 63% dos entrevistados em um levantamento da Nexus já utilizaram alguma ferramenta de IA generativa, como ChatGPT, Gemini, Copilot, Midjourney ou a IA do Canva.

Entre eles, 16% afirmaram fazer uso diário dessas plataformas. Outros 20% utilizam algumas vezes por semana, 9% algumas vezes por mês e 18% apenas de forma eventual. Somando essas frequências, 45% da população interage com tecnologias baseadas em IA ao menos algumas vezes por mês. 36% disseram nunca ter utilizado.

Em consequência, a IA começa a influenciar diretamente o comportamento de consumo. 37% dos brasileiros já tiveram uma decisão de compra impactada por algum tipo de ferramenta de Inteligência Artificial, como ChatGPT, Gemini, Grok (do X/Twitter) ou Meta AI (do WhatsApp). 

Essa influência é mais expressiva entre jovens de 18 a 30 anos (46%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (45%), ensino superior (44%), homens (40%) e moradores da região Sudeste (42%).


Finalidades de uso

A busca por informações gerais é o motivo mais comum (48%), seguida por estudo e aprendizado (45%), criação de conteúdo (41%) e lazer e entretenimento (39%). Há ainda finalidades associadas à saúde e bem-estar (38%), automação de tarefas de trabalho ou estudo (38%) e aumento de produtividade (37%).

Cerca de 30% dos entrevistados afirmaram recorrer à IA para compreender temas considerados complexos, como política, economia e ciências. Neste contexto, a percepção geral sobre a IA no país é predominantemente positiva. Seis em cada dez brasileiros enxergam benefícios no uso dessas tecnologias, enquanto 25% têm uma visão negativa. 

A aprovação é mais comum entre homens (67%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (65%), jovens de 18 a 30 anos (63%) e quem possui ensino superior (63%). A resistência é mais expressiva entre pessoas com mais de 60 anos (33%), mulheres (31%) e indivíduos com ensino fundamental (28%) ou renda inferior a um salário mínimo (28%).

Leia também: Como a Inteligência Artificial está redefinindo a performance do marketing com personalização em escala



COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme