MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Influenciador virtual: personagens gerados por computador são tendência, segundo WGSN

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de ago. de 2022

CATEGORIA

Notícias

A evolução do Marketing de Influência está em andamento, com alternativas geradas por computador bastante envolventes e fieis para o público. O modelo em avatar já é uma aposta da WGSN como o futuro do influenciador digital.  Para Joe McDonnell, chefe de insights da WGSN, o pós-pandemia trouxe a evolução do influenciador ou "revolução do influenciador". A questão é que agora as pessoas estão saturando a confiança nas personalidades digitais e buscando formatos mais inovadores.

Para o executivo, o formato de avatar permite mais dinamismo, algo que a geração Z busca nas marcas. “Os influenciadores são sobre o público e os acordos de marca, enquanto os criadores são sobre o conteúdo e seus fãs e, crucialmente, muitas vezes seus fãs estão dispostos a pagar pelo acesso a conteúdo extra. Os criadores têm engajamento, os influenciadores têm seguidores", afirmou McDonell.

A grande mudança

De acordo com McDonnell, “esta é a grande mudança na economia criadora; deu origem a uma infinidade de influenciadores virtuais, criados por indivíduos, corporações e empresas que se posicionam como o antídoto para a saturação excessiva e, ironicamente, muito da 'falsidade' na indústria”.

Um dos maiores cases no Brasil, a Lu, da Magazine Luiza, desponta como um das influenciadores que vem ajudando não apenas a própria marca a se comunicar com os consumidores, como outras marcas que já a contratam para fazer publicidade. Há ainda Nat, da Natura; CB, das Casas Bahia; Sam, da Samsung e, mais recentemente a Moça, da Nestlé.

A análise da WGSN mostrou que o fator novidade é o que mais ajuda a engajar. "As pessoas não fazem mais distinção entre o real e o virtual. Elas veem o comércio eletrônico como uma extensão de loja, a Netflix como extensão do cinema e a mídia social como uma extensão dos seus pares", disse McDonnell.

O diferencial do influenciador virtual está nas múltiplas possibilidades que ele pode oferecer, ainda mais em um contexto em que o metaverso já vem crescendo. São jogos, efeitos, múltiplos elementos e a possibilidade de mesclar textos, sons e vídeos. A narrativa de cada influenciador, no entanto, precisa estar muito bem fundamentada, porque essa aproximação com a humanização ainda é o que atrai os consumidores.

Leia também: Rock in Rio 2022 investe em sua primeira experiência dentro do Metaverso, o Rock in Verso

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme