Buscando se inserir em um mercado habitado por gigantes internacionais como o eBay e o Craigslist, a Ikea está testando uma plataforma para a venda de mobílias seminovas. A ideia é incentivar donos de peças usadas a ofertá-las na internet, intermediando o contato entre vendedores e compradores.
A princípio, as vendas serão abertas às cidades de Madrid e Oslo. Caso os resultados sejam promissores após os testes nas duas cidades, o próximo passo será o lançamento da Ikea Preowned – como é chamada a plataforma – a nível mundial.
Tal como a dinâmica em plataformas parecidas, a proposta da Ikea dará aos usuários total liberdade para ilustrar, fotografar, descrever e precificar os produtos que desejam vender. Os trâmites logísticos também ficarão a cargo dos negociantes.
A eventual materialização do projeto expandirá significativamente a atuação da marca sueca no mercado de móveis usados. Isso porque a Ikea já atua no ramo com a aquisição de seminovos que, posteriormente, são vendidos nas lojas da rede. A intermediação entre interlocutores, portanto, será uma novidade para a companhia.
Segundo Jesper Brodin, diretor executivo da Ingka, operador das lojas Ikea, o projeto Preowned também servirá para fortalecer a presença digital da rede, dando início a uma era de objetivos e ações mais avançadas, planejadas pela marca há muito tempo.
Leia também: Ikea inova ao levar espelho às ruas da Suécia para ampliar iluminação
COMPARTILHAR ESSE POST