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IA, personalização e integração de experiências impactarão os negócios em 2024

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de jan. de 2024

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Notícias

O Marketing está evoluindo e traz consigo novas tendências que já estão promovendo alterações nos processos existentes, com potencial impacto direto ou indireto nos negócios. De acordo com dados da Think With Google, plataforma de insights e análises do Google, houve um crescimento significativo de 25% no modelo de negócios B2B.

Para Ricardo Tarza, sócio e diretor de inovação e criatividade da DreamOne, escritório de comunicação com foco em estratégias personalizadas on demand, estar atualizado sobre as tendências de Marketing específicas para o B2B  é fundamental para a construção de uma estratégia sólida no próximo ano, e a tecnologia é o principal guia para os processos de Marketing que envolvem esse modelo de negócio em 2024.

“De fato, não há como negar a importância do “digital”. Além dos próprios números, o avanço do conceito é tamanho que já se tornou comum nos referirmos a ele como um sinônimo para qualquer ação do setor, não apenas como uma das áreas a do Marketing serem exploradas”, afirma.

IA e Conteúdo interativo

Com a ampla disseminação do uso da Inteligência Artificial para diversos processos em 2023, a tecnologia se mostrou um guia para o próximo ano com a crescente de conteúdos interativos. Integrada com as estratégias de Marketing, a IA é capaz de proporcionar a automação de processos e algumas funções podem passar a ser robotizadas, seja com chatbots – robô de suporte –, ou algum outro tipo de assistência virtual.

Segundo o executivo, os avanços tecnológicos já são uma realidade irreversível, e a transformação digital deve ser utilizada a favor do Marketing B2B, porque veio para ficar. “O que estamos vivenciando hoje é uma das mais céleres ondas de transformação digital desde a virada do século. Por mais que ainda exista um temor e um misticismo em torno dessas ferramentas, as tentativas de proibição ou limitação serão frustradas pela própria eficiência e a imposição por parte das grandes marcas do mercado. Diferentemente do que um roteirista normalmente faz, ainda não precisamos caracterizá-la como heroína ou vilã. Até porque essa história ainda está só no começo”, explica.

Personalização

Experiências imersivas são ferramentas essenciais para atingir o público, e os avanços com a conectividade 5G também permitem a criação de conteúdos interativos. “Esse tipo de tecnologia também proporciona a criação de campanhas que se ajustam instantaneamente ao que o público deseja, oferecendo mensagens, ofertas e experiências personalizadas para cada pessoa em tempo real”, pontua Tarza.

Integração de experiências

Estratégias envolvendo cada vez mais o universo imersivo como tecnologias de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e mixed reality (MR) também terão relevância no cenário. “Quanto mais a empresa conseguir se apropriar de forma conjunta desses diferentes formatos, visando a construção de uma narrativa sólida no entorno de sua marca, maior também será o resultado da campanha”, conclui o executivo.

Leia também: Foco em CRM e B2B: conheça as principais características das Martechs brasileiras

MBA Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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