Durante esses últimos 21 anos, Gustavo Zobaran participou de diversas iniciativas inovadoras e em desafios em importantes empresas brasileiras e multinacionais como Tegra, Caixa Seguradora, Youse - a primeira seguradora brasileira 100% online, Porto Seguro e Ciclic - startup do Banco do Brasil - em empresas de pequeno e médio porte com o foco na saúde como a Clínica Oftovision e também das diversas participações em eventos e mentorias.
Zobaran percebeu que faltava dentro das iniciativas alguém que olhasse, se preocupasse e trouxesse uma visão externa em conectar as diversas frentes existentes em prol do objetivo principal de gerar negócios.
"Sempre tive em mente e atuei com uma postura de uma atitude geradora de negócios. Seja através de uma parceria, uma ação de relações públicas, uma mídia, restruturação de times…essa deve ser a atitude do novo profissional de marketing." - enfatiza Gustavo Zobaran.
Durante sua carreira foi construindo e entendendo diversas metodologias e técnicas, conhecendo inúmeras ferramentas e principalmente estabelecendo conexões humanas formando uma rede colaborativa de parceiros de diversos temas.
Zobaran Negócios atuará em quatro frentes, sendo elas: ZN Consultoria, ZN Marketing Médico, ZN Educação e ZN Mentoria.
Dos diversos desafios o executivo destaca alguns onde aprendeu na prática, muitas vezes de forma empírica e tudo com muito test and learn.
O primeiro destaque foi na liderança da criação da marca Youse, onde foi o responsável pela gestão do time que cuidava de toda a comunicação institucional, social, imprensa e produção de conteúdo da primeira seguradora brasileira 100% online. “Um projeto que aprendi bastante. Tínhamos uma folha em branco que me permitiu navegar por diversas temáticas inovadoras como metodologias ágeis, gestão de startups, brandformance, experiência do cliente, machine learning e muita tecnologia. Desafio gigante de construir uma marca que nascesse com o objetivo de conectar-se com as pessoas e reconstruir a imagem de um mercado onde por mais de 40 anos sempre abordou o medo em sua comunicação e as pessoas não entendiam direito além de achar chato. Depois de 9 anos acredito que conseguimos contribuir com o mercado.” - comenta Zobaran.
Outro desafio que Zobaran gosta de enfatizar foi durante sua passagem pela Porto Seguro onde ingressou na companhia com a responsabilidade de ajudar a acelerar e descobrir o jeito Porto Seguro de mergulhar na transformação digital e em seguida foi escalado para trabalhar uma estratégia unificada de marketing para os Seguros, Serviços Financeiros, Saúde e Serviços de Assistência da Porto.
Também com o desafio de evoluir e trabalhar os times de conteúdo, performance e user experience (UX) com o objetivo único de atuar em sinergia olhando para toda a companhia com uma visão de mentalidade ágil estruturando a área para atuar de acordo com os desafios do marketing atual. “Quando começamos a trabalhar no design organizacional para montar um time multidisciplinar, as famosas squads, o desafio foi convencer o RH que tínhamos que divulgar uma vaga para agile coach, mas até então a empresa não permitia o uso de palavras estrangeiras.
Nesse caso não tinha como impactar esses profissionais se colocássemos “agilistas”. Foi um tempo a mais que levamos entre idas e vindas até liberarem. Só quem trabalha ou trabalhou com transformação em grandes e tradicionais empresas entende que paciência e resiliência são palavras chaves para o avanço.” - ressalta Gustavo Zobaran.
Em sua última experiência profissional corporativa, Zobaran começou como diretor executivo de marketing e vendas da Ciclic, uma startup da BB Seguros junto com a Principal Financial Group, e atuou, a convite dos acionistas, como CEO da companhia, acumulando as funções de diretor presidente e CMO.
Zobaran, de uma forma humanizada, sempre buscou atuar em conjunto com o RH das empresas porque ele entende que a transformação é cultural, ou seja, passa pelas pessoas.
Confira o trecho que Zobaran comenta como identificou a necessidade de um trabalho de rebranding para a Ciclic.
“Diria que foi a etapa mais desafiadora da minha carreira até agora. Além de chegar em uma empresa onde toda a área de marketing e vendas precisava ser reestruturada, avaliando fornecedores e time, no meio do caminho fui presenteado com o desafio de ser o CEO da empresa. Mas o fato mais curioso aconteceu durante o onboarding - reunião que o RH costuma fazer de boas vindas - que fizeram comigo no primeiro dia de trabalho. Participaram junto comigo mais dois estagiários que também estavam entrando naquele dia.
Quando a apresentação foi finalizada me bateu uma sensação de que algo não estava bacana e tinha uma oportunidade de melhoria. Instantaneamente fiz um trabalho de empatia me colocando no lugar dos pais daqueles estagiários perguntando como tinha sido o primeiro dia e pedindo maiores explicações do que fazia a Ciclic, o que ela era, o que ela queria ser…Foi aí que comecei a investigar mais a fundo e pegando o manual de marca deu para entender! Todo o guia muito bem construído. Universo verbal atual, universo visual proprietário, mas na parte de essência, valores, como somos e o que queríamos ser estava todo embasado e linkado com a ideia do que a empresa havia nascido que era oferecer e vender previdência privada de forma online.
Tudo construído com a temática de guardar dinheiro e pensar no futuro de forma prática, porém esse produto deixou de ser prioritário e outros produtos e serviços como seguro viagem, seguro celular, telemedicina passaram a se tornar mais relevantes. De algo que pensava no futuro passou para o imediatismo de vá viajar, segure seu smartphone e deixaram de (re)visitar o manual da marca.
Descoberto isso, iniciamos um trabalho de rebranding que foi muito útil para deixar os executivos alinhados para compartilhar com os colaboradores a cultura. Um trabalho que é estruturante e precisa ser construído dia após dia, necessita de acreditar e ter paciência, pois o resultado só passa a aparecer após ser bem disseminado, validado e creditado pelos colaboradores!”.
Com o fim do seu ciclo na Ciclic, com os ensinamentos, aprendizados e conexões que foi angariando durante sua jornada, Zobaran achou a ocasião oportuna para repensar sua trajetória profissional e entendeu que era o momento de continuar a empreender, porém agora com outros objetivos.
“Chegou o meu momento e minha hora de empreender com o foco em poder ajudar e contribuir com diversas empresas ao mesmo tempo, startups e projetos que estejam dispostas a gerar negócios. Seja atuando como advisor, mentorias ou até mesmo com soluções estratégicas mais robustas. Apresento para vocês a Zobaran Negócios.” - finaliza Zobaran.
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