Já imaginou a sua campanha DOOH (Digital Out of Home) sendo vista do espaço? A tecnologia está evoluindo e nos surpreendendo cada vez mais, a surpresa da vez é a Sphere Las Vegas – a maior estrutura esférica do mundo, projetada para receber shows, exibições e experiências imersivas.
Segundo Guy Barnett, vice-presidente sênior de estratégia de marca e desenvolvimento criativo da Sphere Entertainment Corporation, a Exosphere é mais do que uma tela ou um outdoor, é uma arquitetura viva e diferente de tudo que existe em qualquer lugar do mundo. Para a CEO da Outdoor Advertising Association of America, Anna Bager, "Todo mundo vai tirar uma foto e compartilhá-la nas redes sociais, e as marcas que fizerem isso da maneira certa se beneficiarão exponencialmente com a exposição social".
A Sphere possui 112 m de altura e 157 m de comprimento e foi projetada com base em equações matemáticas centenárias e tecnologias de ponta. Seu exoesqueleto é composto por centenas de triângulos que se entrelaçam, criando a forma 360° do local e o exterior da cúpula é envolto em quadrados de LEDs programáveis, capazes de exibir 256 milhões de cores. Visível até mesmo do espaço!
Mas a pergunta que fica é: Qual o impacto dessa tecnologia na Mídia DOOH?
O out of home tem como uma de suas principais finalidades aumentar a visibilidade e alcance de seus anunciantes, além de criar um impacto visual duradouro. Fazer com que as pessoas vejam o anúncio e sintam algo, vivam uma experiência, e então criar uma conexão com o anúncio. Aliás, esse é o princípio da publicidade e do marketing em si desde que o mundo é mundo e certamente a Sphere é um estrondoso canal de impacto para qualquer anunciante.
É óbvio que a nova atração de Vegas já chamou a atenção de anunciantes. Para citar apenas um exemplo, a NBA foi a primeira marca a usar a esfera por duas semanas, começando em 4 de julho, quando promoveu sua NBA Summer League transformando a estrutura em uma bola de basquete.
A verdade é que essa esfera é uma oportunidade e tanto para as marcas. Quer dizer, se você tivesse a chance de mostrar a história da sua empresa no maior telão do mundo, como faria? É algo a se pensar. David Hopkinson, presidente e diretor de operações da MSG Sports, diz que o poder publicitário do The Sphere é enorme e pode ser amplificado.
Como? Bem, através da criatividade. Quanto mais criativo for seu anúncio, maior será seu impacto no público. David também fala sobre a campanha DOOH no The Sphere: "Quanto melhor for o criativo, maior será a amplificação desse poder publicitário".
Na verdade, esse é um raciocínio para qualquer ponto de mídia. Por muitas vezes, campanhas marcaram seu nome na história do OOH ao fazer o público interagir com o anúncio, surpreendê-lo, fazer com quem tenha uma imersão, experimentando algo único ou tudo isso simultaneamente. A Sphere só mostra o poder que o OOH Digital tem. Está 'ampliando' os pilares de interação com o público ao mesmo tempo em que apresenta ser algo inovador no mundo. E esse é um sinal do crescimento do DOOH para os próximos anos. Do contrário, por que mais de U$S 2.5 bilhões seriam investidos em um telão gigante?
É lógico que as atrações, shows, eventos esportivos e tudo mais que o espaço pode comportar, têm uma importância fundamental, mas o impacto que é olhar pela janela, e ver um emoji gigante te observando é de um efeito nunca antes visto.
A Research and Markets em relatório de 2022 projetou que o segmento de DOOH deve movimentar US$58,67 bilhões em receitas até 2030 no mundo. Se esperarmos mais 'ferramentas tecnológicas' como essa para os próximos anos, podemos enxergar um mar de oportunidades à frente, para quem souber aproveitar.
A Sphere, é só mais um sinal do poder do DOOH, e o quanto essa projeção de crescimento do setor tende a se sustentar cada vez mais. A nova atração de Las Vegas é mais do que um marco, é um símbolo do poder inesgotável do DOOH e da constante expansão desse setor.
*Joaquim Lopes, cofundador e CEO da 4yousee
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