O período inicial de pandemia foi desafiador para as empresas. Após quase três anos, as lições que ficam são de trabalho árduo e incansável para atender a todas as necessidades do consumidor quando e como ele quer. Tudo isso vem gerando uma sobrecarga principalmente às áreas de Marketing, que buscam maneiras de manter a relevância da marca a todo momento. Com isso, a sede por resultados e acompanhar os avanços tecnológicos em meio aos diversos fatores econômicos e políticos se tornou ainda mais desafiador. Para 2023, Scott Gillum, CEO da Carbon Design, prevê que o ano será de congelamento de contratações e cortes de pessoal, somado à exaustão do CMO. “A Covid atingiu os orçamentos de eventos e viagens em 2020, mas durante esta crise, vejo isso atingindo os gastos digitais. E quando isso acontecer, as empresas congelarão a contratação de sua equipe digital (antes vista como uma necessidade sem fim)”, escreveu em um artigo ao The Drum. Em relação à exaustão do CMO, ele afirma que já está acontecendo. Isso porque eles estão exaustos das batalhas internas sobre orçamentos, pessoal, estratégia, entre tantos tópicos.. Os últimos três anos foram uma montanha-russa de altos e baixos. O esgotamento mencionado alimentará o desejo dos CMOs por um recomeço tranquilo. “Assim que a economia e as perspectivas de contratação melhorarem, suspeito que o mercado verá muito movimento de novos negócios”. Confusão de mensagem O CEO da Carbon Design apontou ainda que o mercado B2B vem sofrendo oscilações selvagens em tão pouco tempo. De interrupções na cadeia de suprimentos a armazéns com excesso de estoque e aberturas de empregos sem fim a demissões, foi de um extremo ao outro. “É praticamente impossível manter-se atualizado com sua proposta de valor com tantas oscilações entre eficácia e eficiência”, pontuou. Adoção de IA Scott também falou sobre as ferramentas de inteligência artificial, que transformarão o modo de trabalho dos profissionais de Marketing. “ChatGPT é apenas o começo. Espere ver as agências adotarem amplamente a IA para todos os tipos de criativos, não apenas para conteúdo. O CEO da Open AI, Sam Atlman, vê a maior aplicação da IA para uso criativo, não na substituição de empregos de colarinho azul, como muitos previram”, afirma. Ainda sobre as ferramentas, ele fala sobre como elas serão utilizadas para melhorar o ROI. “As melhores estarão online para melhorar a qualidade dos dados de intenção, o custo da distribuição de conteúdo e a eficácia dos programas ABM”, finaliza. Leia também: 90% do conteúdo online poderá ser gerado por IA até 2025
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