O e-commerce deve ser um importante canal no Dia das Mães. A modalidade de varejo saiu fortalecida no pós-pandemia e teve ótimo desempenho no ano passado. Segundo dados da plataforma de comércio eletrônico Nuvemshop, o faturamento online das pequenas e médias empresas cresceu 6,8% no Dias das Mães de 2022, em comparação a 2021.
“No pré-pandemia, em 2018 e 2019, havia uma taxa maior de impressões e cliques. Isso mostra que até então, o consumidor usava o e-commerce como meio de consulta, mas não necessariamente como canal de compra”, afirma André André Dylewski, diretor de desenvolvimento de negócios Latam na RTB House.
Os indicadores mostram que essa realidade mudou após a pandemia. De 2018 a 2022, a taxa de conversão das campanhas da RTB House aumentou cerca de 20%.
Comparativo entre datas
- Apesar da queda em impressões, entre 2018 e 2022, a RTB House praticamente duplicou a taxa de cliques (CTR) em suas campanhas – ou seja, mesmo nesse cenário adverso, os algoritmos de Deep Learning demonstraram eficiência, levando o anúncio correto para potenciais consumidores em momentos adequados e dentro de plataformas favoráveis;
- Possivelmente em virtude da pandemia e de suas incertezas econômicas, o ticket médio dos consumidores caiu acentuadamente A queda foi de 40% na comparação entre 2019 e 2020, e de 32% na comparação de 2019 e 2021. Ainda não houve um retorno aos níveis pré-pandemia, mas ele está voltando a crescer, tendo sido 25% maior em 2022 em comparação a 2021.
- Um número importante, que mostra a recuperação do comércio eletrônico na data, revela que entre 2018 e 2022, a RTB House aumentou em 68% sua receita durante o Dia das Mães.
“Quando analisamos verticais, o setor de Health & Beauty foi um dos que mais se beneficiou do boom do e-commerce durante a data”, diz Dylewski. “Com efeito, entre 2021 e 2022, o setor de “Beauty” (sem incluir medicamentos) foi o que mais cresceu, uma média de 85%. Já o setor “Farmacêutico” também teve um crescimento expressivo, de 42%”, completa, citando a pesquisa Digital AdSpend 2022.
Números registrados pela RTB House
- O total de conversões foi 83% superior entre 2019 e 2022, apesar do total de impressões ter se mantido relativamente estável na comparação no mesmo período. Isso mostra que uma parcela importante de consumidores migrou as suas compras das lojas físicas para canais de e-commerce;
- Na contramão dos dados gerais, o ticket médio gasto pelos consumidores dentro da vertical de Health & Beauty vem aumentando ano após ano.
“No Dia das Mães, como em outras datas importantes para o e-commerce, as marcas que terão os melhores resultados são as que irão equilibrar campanhas de performance e de awareness”, comenta Dylewski.
Ele diz que se o brand awareness estiver fraco, ou seja, se seu nível de consideração entre os consumidores não estiver próximo aos KPIs desejados, ou o site estiver com baixo volume de visitas novas, antes de se pensar em como acelerar a performance, é fundamental investir em branding ou em campanhas de consideração, para gerar tráfego. Por outro lado, se o site já estiver com indicadores de novas visitas elevados, pode-se investir em mais performance.
“O que quero dizer com essas considerações é que o velho e bom senso continua a ser fundamental. Não há receita de bolo a ser aplicada. O ideal é seguir com o monitoramento de todos esses aspectos, para que seja possível realizar investimentos que tenham embasamento”, conclui.
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