Comumente, o processo de construção de uma Newsletter envolve algumas perguntas bastante específicas, sendo a principal questão destinada ao alcance de respostas sobre o objetivo primário do e-mail. Neste momento, os idealizadores esbarram em uma profusão de tipos e modelos. Não raro, os modelos informativos, promocionais, de eventos e anúncios e boletins sobre as novidades da empresa formam o rol de escolhas mais populares.
Mas apesar de populares e de fácil execução, esses modelos podem não ser os mais indicados para empresas que desejam gerar valor para os leitores. Durante palestra ao CMO Summit, Willian Binder, Estrategista de Conteúdo do Conteudo.ORG, advertiu que, não raro, Newsletters de tais categorias se resumem às empresas falando de si próprias - um caminho comunicativo que pode prejudicar o crescimento do canal.
Olhando para newsletters de sucesso, principalmente no mercado Internacional, Binder descobriu cases como o The Hustle, adquirido por 27 milhões de dólares pela HubSpot em 2021, e a Milk Road, adquirida por cerca de dez milhões de dólares pela Bitfo. “Em vez de falarem de si, dos próprios produtos e dos próprios serviços o tempo todo, elas falam do que o público precisa. Isso, por conseguinte, fez com que elas conquistassem uma audiência fiel, e aqui está o ativo. Isso fez com que a HubSpot comprasse outra newsletter”, ressalta o estrategista.
Além de um discurso pouco apoiado pelo “egocentrismo corporativo”, as newsletters analisadas por Binder apresentaram um elemento em comum, bastante simples, que pode ser imitado por empresas de todos os portes e segmentos. “Todas as newsletters mais valiosas, ou mais atrativas do ponto de vista de mercado, enviam e-mails diários aos leitores, ou no mínimo de segunda a sexta”, pontua.
O estrategista ressalta que o escopo dos dias da semana oferece a organização perfeita para a veiculação de uma newsletter variada, capaz de flutuar por diferentes objetivos e tipos de comunicação e engajar o leitor. “É importante misturar notícias, dicas, tutoriais, histórias e entrevistas. Podemos enviar notícias na segunda-feira, dar dicas na terça-feira, tutoriais na quarta, entrevistas na quinta e histórias na sexta. Isso cria uma personalidade bastante única para a Newsletter”, afirma.
Outro ponto importante, segundo Binder, é a necessidade de mesclar informação e entretenimento em uma única newsletter. “As pessoas valorizam muito mais quem as entretêm do que quem as educa. Portanto, se as pessoas estão mais dispostas a serem entretidas do que educadas, não devemos apenas informar o leitor. É preciso unir as duas coisas para conquistar a atenção do público a longo prazo, utilizando o chamado infotenimento como um meio de gerar valor para a audiência por tempo indeterminado”, finaliza o estrategista.
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