Neste ano, o Dia dos Pais deverá registrar um faturamento de R$ 6,56 bilhões no e-commerce. A projeção, divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), representa um crescimento de 4,9% em comparação a 2023.
A previsão da ABComm aponta para um aumento no número de pedidos durante o Dia dos Pais, que podem alcançar a marca dos 14 bilhões – 200 mil a mais em comparação ao ano passado. Já o ticket médio das compras foi estimado em R$ 468,75, um aumento de 3,4%.
Na avaliação de Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, a consolidação do e-commerce no varejo brasileiro está abrindo espaço para abordagens inovadoras, que atendem às demandas dos consumidores interessados em comodidade.
Em função disso, a expectativa é que as vendas no comércio eletrônico neste Dia dos Pais quebrem tetos históricos, superando os recordes de vendas registrados nos anos anteriores em mais de 5%, conforme aponta um levantamento realizado pela Admitad.
Avaliando todos os canais de compra, a expectativa é que mais de 110 milhões de brasileiros comprem presentes e movimentem R$ 25 bilhões na economia nacional, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
Benefícios como motivadores de compra
Segundo Nadja Heiderich, economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), os consumidores que se programam e buscam economizar na compra, costumam optar pelas compras online.
Em 2023, 80% dos clientes expressaram a vontade de comprar em estabelecimentos que ofereçam algum tipo de benefício, conforme apontaram dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).
Para Esparza, a implementação de programas de benefícios no comércio eletrônico, utilizando o retail media como estratégia, é uma oportunidade para aumentar a visibilidade da marca e impulsionar as vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Pais.
Neste panorama, benefícios que impactam o custo-benefício tendem a ganhar destaque. 54% dos consumidores entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Shopee disseram que preços acessíveis são um fator decisivo para a conclusão de uma compra.
Além de pagar mais barato, os consumidores também buscam comodidades sobre as formas de pagamento. O cartão de crédito (47,2%) lidera o ranking de métodos que deverão ser mais utilizados neste ano, preferência explicada pela comodidade do parcelamento.
Segundo Juana Angelim, Chief Operating Officer da Koin, o consumidor brasileiro, a cada ano, tem se adaptado às mudanças do mercado e vêm aderindo a novas possibilidades de pagamento para não pesar tanto no bolso e não se endividar no cartão de crédito.
Oportunidades de cashback e cupons de desconto também deverão ser diferenciais almejados pelos compradores. Em 2023, mais de 2 milhões de códigos promocionais foram resgatados nas semanas que antecederam o Dia dos Pais, segundo a Cuponeria.
Categorias em destaque
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também prevê um volume de vendas de R$ 7,7 bilhões para o Dia dos Pais, considerando todo o setor varejista, com um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2023.
Dados da CNC apontam que o segmento de vestuários deve movimentar R$ 3,07 bilhões durante o Dia dos Pais. Em seguida, vêm os produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,19 bilhão).
Juntos, os três segmentos representam 75% das vendas totais previstas para o período em 2024 e aparecem como preferências confirmadas pelos consumidores. A procura por artigos de vestuário, por exemplo, tende a crescer 15% na véspera do feriado.
Diversas pesquisas sugerem que o setor de viagens deverá performar bem durante o Dia dos Pais. O levantamento divulgado pela Admitad prevê um crescimento entre 5% de 6% nas compras de passagens aéreas e entre 10% e 11% nas de passagens de ônibus.
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