O Dia dos Namorados brasileiro movimentou as redes sociais no último dia 12. Dados levantados pela Stilingue apontam que, na ocasião, foram registradas mais de 98 mil publicações, com um alcance potencial de mais de 1 bilhão de usuários.
Mas o burburinho sobre a data nas principais plataformas digitais teve início dias antes, no feriado de 1º de maio. Já dia 20 daquele mês, as conversas foram ampliadas e ultrapassaram a faixa de cinco mil tópicos. O buzz se estendeu até o dia 14 de junho e gerou mais de 264 mil publicações nas redes sociais no período. Neste ínterim, o levantamento detectou que 62% das publicações sobre o Dia dos Namorados foram identificadas no Twitter, 23% no Instagram e 7% no Facebook.
Além disso, 58% das publicações foram classificadas como positivas, mostrando usuários fazendo declarações de amor a seus parceiros. Já as publicações negativas, que representaram 23% dos posts, falavam sobre estar solteiro neste dia.
Os presentes, no entanto, foram os campeões de menções no período avaliado. Os usuários não economizaram caracteres para declarar o sentimento de que seus companheiros são considerados como presentes em suas vidas. Além disso, os internautas aproveitaram para expor as preferências dos presentes, não apenas sobre o que gostam de ganhar, mas também o que estavam escolhendo para seus companheiros e companheiras.
Sorte no amor, sorte nos negócios
Entre os setores mais mencionados com relação ao dia dos namorados estão os alimentos, com destaque para os escolhidos pelos casais que foram pizza, chocolates e fondue. Além disso, a preocupação com o jantar e a sobremesa apareceram bastante entre as publicações nas redes sociais.
Já no setor de entretenimento, canais como o Telecine aproveitaram a onda de romance para engajar os usuários. Os acessórios também tiveram lugar de destaque no dia 12 de junho, com muitas promoções de brincos, anéis, bolsas e óculos.
Considerados símbolos do amor, as flores não ficaram de fora e, acompanhadas dos chocolates, apareceram entre as 5 categorias mais citadas. A quinta categoria mais falada foram os eletrônicos, liderada pelos smartphones como produtos mais oferecidos como presentes durante a data comemorativa.
Comida também é presente
Ao que indica o levantamento divulgado pela Stilingue , a boa e velha tática da conquista pelo estômago ainda é relevante e deverá continuar assim por um bom tempo. E aí vai uma boa notícia: o mercado já oferece alimentos e snacks feitos para presentear.
Neste mercado em ascensão, a Pipó, marca conhecida pelas pipocas gourmets, apostou no desenvolvimento de embalagens personalizadas e presenteáveis. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Adriana Lotaif, falou sobre o processo de desenvolvimento das embalagens da marca e como os negócios podem sair do papel mesmo com pouco capital disponível.Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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