MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Desbravando o Futuro - Tendências em Growth para 2024

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de nov. de 2023

CATEGORIA

Performance

No palco do Web Summit 2023 em Lisboa, onde mentes transformadoras convergem para moldar o futuro, startups assumem como protagonistas em crescimento e inovação. Após dois anos de adaptações e ajustes operacionais, uma onda de otimismo percorre o ambiente e, ainda que de modo tímido, promove um cenário propício para a evolução delas.

A atmosfera positiva reflete a mudança de perspectiva nas dinâmicas de aporte: investidores de capital de risco, previamente hesitantes, mostram confiança no novo. Junho de 2023 foi o quarto mês com aumento no volume investido nas startups brasileiras, mudando a direção que caminhávamos para iniciar um 2024 de forma promissora no mercado de investimentos.

À medida que exploramos as mudanças, torna-se evidente que os últimos dois anos foram cruciais para a redefinição das estratégias de growth. A necessidade de "fazer mais com menos" impulsionou uma revisão profunda nas abordagens de revenue, lançamento de produtos e nas dinâmicas de colaboração entre equipes internas e fornecedores. Esse período de reflexão resultou em estratégias mais eficientes, delineando um novo modelo para o crescimento empresarial.

No epicentro dessas transformações está a Inteligência Artificial, emergindo como a espinha dorsal da inovação. A busca pela produtividade atingiu novos patamares, e a integração da IA em processos para otimizar operações, automatizar tarefas, impulsionar análises de dados e fornecer soluções inovadoras é o que destaca as startups de hoje em ambientes empresariais dinâmicos. Um exemplo que merece ser comentado é a Inspira, startup brasileira que desenvolve uma inteligência artificial para otimizar a produtividade em escritórios de advocacia e ganhou o concurso do Web Summit esse ano com o melhor pitch, superando mais de 100 candidatas ao longo de três fases eliminatórias.

Enquanto nos envolvemos nas discussões sobre otimismo e inovação, a sustentabilidade permanece como um fio condutor principal. Antecipamos que, à medida que as condições econômicas se fortalecem, o foco na sustentabilidade se intensificará, já que mais do que uma tendência, é uma necessidade. As startups, líderes desse movimento, incorporam práticas sustentáveis não apenas como um diferencial, mas como responsabilidade intrínseca e fundamental para o futuro.

O Web Summit em Lisboa transcende um evento, é um catalisador para o crescimento das startups. Este é o ponto de partida para uma nova era, onde elas não apenas lideram com inovação, mas também abraçam a responsabilidade sustentável; onde emergem não apenas com otimismo, mas com uma estratégia clara para o futuro. Olhando para o horizonte de 2024, o Web Summit Rio promete ser um capítulo empolgante nessa jornada de inovação, superando expectativas com um público que promete ser 42% maior que o anterior.

Como encerramento, é com grande satisfação que observo minha presença aqui em Lisboa, colaborando com o Mundo do Marketing para levar adiante as lições e inspirações do Web Summit. Esta participação destaca nosso compromisso contínuo com a excelência e a liderança no cenário global das startups. Sem dúvidas estamos no limiar de uma revolução, e as startups estão na vanguarda, prontas para moldar o amanhã.

* João Gonçalves é CEO da JoGo

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar