A Danoninho está de cara nova e apresenta novos elementos mais modernos e relacionados à proposta da marca atualmente. Lilian Raco, sócia-diretora do Cravo Ofício, escritório de design carioca responsável pela atualização dessa identidade visual, explica que a Danone entendeu que a versão antiga já estava no mercado há tempo suficiente e não cumpria mais a promessa que prometia em sua integridade.
Ela explica que foram feitos análises nos elementos da marca, tendo a estratégia do Danoninho e as mais recentes embalagens desenvolvidas pela Bendito Design como ponto de partida para sugerir quais elementos seriam atualizados e quais sairiam para outros serem criados. “Equalizamos todos os que foram aproveitados da linguagem antiga, criamos novos e desenvolvemos a estratégia de uso do sistema. Tudo isso foi posto em um manual, com as regras de uso e exemplos de aplicação que inauguram esse novo repertório visual”, explica Lilian.
No último ano, o cliente solicitou ao escritório carioca que expandisse a identidade visual do Danoninho. A Head Global de Design da Danone, Cristiana Grether, diz que a aposta era em um entendimento simples. “Danoninho já tinha elementos de marca bem bacanas e conhecidos. Ainda assim, a marca parecia inconsistente pelo mundo. Nosso desafio era criar um guideline eficiente e simples de entender”, pontua Cristiana.
Para isso, ela explica que não deveria haver uma ruptura, mas uma evolução da identidade para adequá-la ao momento da marca. A nova identidade deveria oferecer consistência entre os pontos de contato, mas que pudesse ser flexível o suficiente para funcionar em todos os países onde o produto está presente.
Com isso, uma importante mudança sugerida pelo Cravo Ofício foi repensar o papel do Dino, mascote da marca, na comunicação do produto, com mais protagonismo ao personagem, junto ao visual clean inspirado pelas novas embalagens.
Lilian explica que o personagem foi evoluindo ao longo dos anos, passou por diversas transformações e naturalmente caminhou para uma versão mais humanizada e próxima das crianças. “Neste projeto, definimos esse gigantismo do Dino, além do novo traço e diretrizes para as ilustrações. A abordagem central foi criar uma forte presença da cor principal, que no Brasil é o vermelho, gerando um bloco no ponto de venda. Essa estratégia foi escolhida para fortalecer a identificação, por meio de uma cor única da marca, em vez de privilegiar as colorações dos sabores, o que poderia diluir o impacto visual”, comentou.
A nova “roupagem” de Danoninho será utilizada em todos os 38 países em que a marca está presente, com diferentes nomes pelo mundo: Danonino (países de língua espanhola como Argentina, México e Espanha, além de França, Portugal etc), Danino (Canadá), Danito (Itália), FruchtZwerg (Alemanha, Eslovênia e Áustria), Danoontje (Holanda), Danonki (Turquia), dentre outros.
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