A partir da crescente digitalização, que segue em ritmo avançado dentro dos mais diversos segmentos da economia, muitas empresas se viram na necessidade de adequar seus processos, tanto em níveis operacionais quanto em relação à sua abordagem perante os concorrentes e seu público-alvo. Dentro desse contexto, muitas companhias – independentemente de seu porte ou setor – apostam em estratégias de marketing e comunicação para se posicionar mais adequadamente no mercado, estreitar relações com seus clientes e, assim, possibilitar o crescimento do negócio na era das inovações disruptivas. Foi nesse ambiente que vimos um boom das agências de marketing, sobretudo aquelas especializadas em inbound e capazes de implementar ações mais ágeis para o posicionamento online. Para termos uma ideia mais clara desse cenário, 70% das empresas na América Latina aumentaram os investimentos em marketing digital em 2021 e pretendem continuar nessa tendência nos próximos anos. Mas, como no velho ditado "casa de ferreiro, espeto de pau", o fato é que, mesmo diante desse crescimento expressivo, muitas agências falham em demonstrar sua capacidade estratégica para potenciais clientes e stakeholders. Em outras palavras: o trabalho avança, a demanda existe, mas o conhecimento sobre as ações das empresas de marketing nem sempre vêm a público. Diante desse paradigma, os serviços de assessoria de imprensa surgem como uma ferramenta assertiva e caminho de possíveis parcerias entre agências de RP e marketing, haja vista que por meio da divulgação orgânica dos resultados de uma empresa é possível fortalecer sua imagem em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, inclusive em canais especializados e relevantes do meio digital. Posicionamento e imagem Com o crescimento do mercado de marketing – principalmente o digital, que avançou 27% no Brasil em 2021 – é de se esperar o aumento da competitividade no setor, com mais empresas buscando seu lugar de destaque e, assim, ampliando seu poder de atração de novos clientes. Torna-se essencial, portanto, que agências do segmento busquem se diferenciar e, além disso, possuir um canal de divulgação do trabalho que realizam e os resultados que obtêm a partir dele. Conforme uma pesquisa feita pela HubSpot, marcas que investem em posicionamento aumentam sua receita entre 10% e 20%, gerando, ainda, maior fidelidade e retenção de clientes. Tendo em vista essa necessidade, serviços de relações públicas podem ser muito interessantes, justamente por possibilitarem – a partir de uma relação contínua de proximidade com a imprensa – o fortalecimento da imagem dessas companhias de modo espontâneo e, muitas vezes, com grande alcance de audiência. Além disso, podem servir como forma de divulgar as ações realizadas e todo o trabalho criativo por trás das estratégias estabelecidas. Nesse sentido, divulgações que envolvam números concretos, releases com a exposição de um trabalho inovador da agência de marketing ou mesmo a conexão de porta-vozes da empresa com veículos para matérias especializadas são algumas das estratégias possíveis para ampliar as chances de o negócio alcançar novas audiências. Um horizonte de possibilidades O trabalho realizado por profissionais de assessoria de imprensa já é bem conhecido pelo mercado corporativo e é utilizado por diferentes segmentos empresariais, mas pode e deve ganhar mais tração junto ao segmento de marketing. Vale frisar, por sua vez, que o trabalho de assessores vai muito além da divulgação de releases e de relacionamento com veículos de imprensa: na era digital – e principalmente para negócios do segmento de marketing e comunicação – é crucial que as companhias estejam presentes, com qualidade e recorrência, nas redes e mídias sociais, dialogando com o público e trabalhando questões de engajamento. Nesse contexto, a produção de conteúdos relevantes e eventos também podem ser atribuições de consultorias de RP. Portanto, levando em consideração todas as mudanças correntes no mercado e sua ampla dinamicidade – em termos de transformação e concorrência –, é imprescindível que as agências de marketing sejam capazes de utilizar a mídia como um canal de diferenciação. Conforme apontado anteriormente, muito do trabalho realizado por agências de marketing é divulgado apenas internamente, sem que o público e potenciais clientes entendam, de fato, sua importância e os resultados que podem surgir em decorrência dele. Essas circunstâncias tornam nítida a importância de uma junção de esforços entre agências e assessorias de imprensa, de modo que a expansão do segmento de marketing siga numa crescente sustentável e gere novas oportunidades para empresas do setor que precisam, além da criatividade, saber ampliar sua voz. *Camila Thomaz é Diretora Comercial da IDEIACOMM, agência de conteúdo, social media, eventos corporativos e assessoria de imprensa para empresas de Tecnologia, Startups, Tributaristas e área Jurídica.
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