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Crescimento do e-commerce oferece boas oportunidades para anunciantes

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

6 de jul. de 2023

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Performance

Em 2022, as vendas registradas no comércio eletrônico brasileiro chegaram a marca de R$ 169,6 bilhões. O valor representa um crescimento de 5% em relação a 2021, e a projeção, conforme aponta um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que haja um crescimento de 9,5% para 2023.

Colecionando aumentos, o e-commerce se tornou o principal canal de compras no Brasil e transformou a forma como os consumidores compram online. Diante dessa mudança, os elementos “como e onde” sobre os anúncios feitos pelas empresas nestes canais tornam-se mais importantes do que nunca, e os anunciantes precisam aproveitar as ferramentas certas para adquirir e reter clientes.

Isso porque a ascensão do e-commerce desencadeou um fenômeno conhecido como walled garden, ou jardim murado, em livre tradução. O termo descreve um ambiente online fechado onde os anunciantes têm menos acesso aos dados do cliente e, portanto, menos controle sobre como medir o sucesso.

Quando os consumidores saem do jardim murado para pesquisar na internet aberta, a campanha iniciada já não pode segui-los, ocasionando uma jornada do cliente desarticulada em diferentes canais. Logo, essa dinâmica acaba limitando as oportunidades de crescimento para empresas que buscam construir uma base de clientes fiéis.

Pensando nos movimentos dos consumidores, o investimento em publicidade na internet aberta se consolida como uma boa estratégia. A tática fornece acesso a mais compradores em sites de varejistas, plataformas de publishing, blogs e apps, permitindo que os anunciantes alcancem os consumidores em toda a jornada de compra.

A Criteo listou quatro benefícios ligados à execução de campanhas publicitárias de crescimento na internet aberta:

Ampliar o alcance do público

A publicidade na internet aberta permite que as empresas alcancem uma fronteira aberta de audiências. Neste panorama, 70% dos internautas leem artigos na internet aberta antes de fazer compras importantes ou pela primeira vez, indica uma pesquisa divulgada pela empresa. Em função disso, o espaço oferece às empresas a oportunidade de alcançar esse vasto público e se conectar diretamente com uma rede mais ampla de clientes.

Ir onde os compradores passam a maior parte do tempo

Os consumidores estão gastando mais tempo online do que nunca, e o número está crescendo rapidamente. Ao envolver continuamente as pessoas ao longo de toda a jornada de compra pela internet aberta, as empresas têm maior probabilidade de criar impressões duradouras.

Aproveitar a transparência para otimizar os anúncios

Outra vantagem de anunciar na internet aberta é a transparência e o controle que ela oferece. Como os walled gardens são ecossistemas fechados, pode ser difícil para os anunciantes saber exatamente onde seus anúncios estão sendo colocados e quem os está vendo.

Na internet aberta, por outro lado, as empresas têm mais controle sobre onde seus anúncios são exibidos e podem acompanhar seu desempenho com mais facilidade. Essa transparência permite que eles identifiquem o que funciona e tomem decisões baseadas em dados para otimizar suas campanhas para obter melhores resultados.

Melhorar a visibilidade da marcaA publicidade na internet aberta pode ajudar as empresas a aumentar sua visibilidade e exposição a clientes em potencial, contando a história de sua marca em uma ampla variedade de sites e plataformas. Com a capacidade de controlar onde seus anúncios são exibidos, as marcas também podem evitar que os anúncios apareçam ao lado de conteúdo controverso, garantindo que sejam exibidos em contextos seguros e apropriados e evitando crises.

Leia também: 70% dos brasileiros afirmam ter visto anúncios de produtos idênticos, vendidos por marcas diferentes no e-commerce

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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