MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Consumidores tendem a gastar mais após receberem cashback, aponta estudo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

6 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Economizar dinheiro para gastar dinheiro. Ao que tudo indica, esse é o fluxo comportamental dos consumidores contemplados pelos programas de cashback. Isso porque entre janeiro e maio de 2023, os consumidores que utilizaram o benefício gastaram, em média, 83,5% a mais do que os que não usaram, aponta um estudo divulgado pela startup IZIO&Co.

Ainda de acordo com a pesquisa, na maioria dos casos, a variação do valor das compras entre esses dois tipos de clientes foi de 60% a 120%, diferença causada pelo índice mais elevado de frequência (57,5%) e, principalmente, por um aumento substancial de 17,6% no ticket médio.

Cabe destacar que a pesquisa avaliou uma base de mais de 1 milhão de consumidores em todo Brasil que haviam recebido o primeiro cashback em janeiro de 2023 e já haviam comprado anteriormente nas lojas avaliadas. Nesse cenário, a pesquisa identificou que o gasto por pessoa após o recebimento do benefício foi 31,5% maior na média entre janeiro e abril, quando comparado ao trimestre anterior.

Para Carlos Venturini, diretor de inteligência de dados da IZIO&Co, os resultados comprovam que o cashback é uma estratégia mais eficaz e rápida do que outras soluções para potencializar a visibilidade da marca, engajar e fidelizar o público-alvo, e ressalta que que a alternativa promove uma aproximação entre o estabelecimento e o cliente de modo completamente transparente, direto e sem burocracias, tornando-se uma ferramenta quase que indispensável para o competitivo cenário atual do varejo.

A citada vantagem competitiva encontra respaldo nos números de outras pesquisas. Por exemplo, para 42% dos shoppers que fazem compras em aplicativos, o cashback aparece como a funcionalidade mais atrativa da jornada, apontam dados divulgados pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box.

Além disso, a Cuponomia, site que oferece crédito para compras no e-commerce, revela que as estratégias de cashback movimentaram cerca de R$ 10 bilhões em 2022, o que evidencia a boa reputação da modalidade entre os consumidores brasileiros.

Leia também: Empresas brasileiras aderem ao cashback e constroem oportunidades de fidelização

Cuponeria - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme