Consumidores demonstram interesse em comprar de marcas associadas a atletas Bruno Mello 2 de agosto de 2024

Consumidores demonstram interesse em comprar de marcas associadas a atletas

         

Em tempo de Olimpíadas, potencial publicitário dos esportistas é ampliado e pode trazer bons números em estratégias de influência

Consumidores demonstram interesse em comprar de marcas associadas a atletas
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Avaliando 260 mil menções à Olimpíada nos últimos 12 meses, feitas em canais como Facebook, Instagram, Twitter e portais de imprensa, a MField detectou que aproximadamente 35% delas foram postadas a partir de junho deste ano, destacando o aumento no engajamento conforme os Jogos de Paris 2024 se aproximavam.

O estudo conduzido pela empresa ouviu consumidores impactados por publicidades relacionadas aos Jogos durante o período. Neste recorte, 58% dos respondentes demonstraram maior interesse em adquirir produtos de uma marca associada a atletas, enquanto 63% afirmam que a confiança aumenta ao serem impactados por essas parcerias.

Na avaliação de Flávio Santos, cofundador e CEO da MField, o Brasil é o segundo principal polo de atletas com potencial de se tornarem influenciadores. Santos explica que o país ostenta a delegação com o maior número de atletas com comunidades fidelizadas, e os Jogos Olímpicos devem ampliar a autoridade destas personalidades, transformando-os em verdadeiros influenciadores.

Influenciadores em potencial

Utilizando como base a pesquisa ‘Esporte para todos?’, da Opinion Box com o Serasa, a MField destaca que, ao conquistar uma medalha, os atletas atingem o ápice de seu potencial midiático. Por isso, empresas tendem a levar as chances de pódio de cada atleta em consideração ao fechar uma parceria.

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Cabe ressaltar que algumas das principais promessas de medalha para o Brasil na atual edição dos Jogos figuram entre as personalidades esportivas mais acompanhadas nas redes sociais, outro critério relevante para a seleção. Com 15 milhões de seguidores, o surfista Gabriel Medina se classificou para as semifinais do Surf Olímpico e tem boas chances de garantir uma medalha no próximo sábado, 2.

O Top 5 mapeado pela MField inclui duas atletas que já conquistaram medalhas em Paris. A skatista Rayssa Leal (12.1 milhões de seguidores) ganhou o bronze na modalidade Skate Street, enquanto Rebeca Andrade, seguida por 6.2 milhões de usuários no Instagram, conquistou duas medalhas na Ginástica Artística e pode ganhar outras três.

Fecham o ranking o velocista e ex-bbb Paulo André (10.3 milhões) e a capitã da Seleção Brasileira de Futebol Marta (3.5 milhões). A presença dos atletas brasileiros mais populares se divide entre diferentes plataformas da seguinte maneira: Instagram (99,3%), Facebook  (53,8%), TikTok (35%), X/Twitter (33,2%) e Youtube (8,7%).

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