Originalmente desenvolvida para o campo da tecnologia, a metodologia ágil também se aplica ao Marketing. Para isso, a prática, que contribui para a eficiência e a rapidez do desenvolvimento de processos internos, exige uma série de quebra de paradigmas no trâmite de adaptação. Tal exigência pode ser validada por uma análise de questões puramente estruturais: ainda hoje, muitas empresas mantêm estruturas operacionais rígidas, típicas do mundo business tradicional. Um exemplo disso é o modelo de gerência hierárquico, caracterizado pela tomada e transmissão de decisões de cima para baixo. Para a Localiza, a dissolução deste modelo gerencial foi fundamental para a plena implementação do método ágil. Isso porque a empresa iniciou o processo de transição com a criação de uma célula de Growth Hacking - metodologia que envolve a testagem contínua de hipóteses em ciclos curtos. Inaugurando o rito ágil, a dinâmica de trabalho da célula envolveu planejamento, sprints, OKR’s para a medição de resultados e a adoção ou o descarte rápido das hipóteses testadas conforme a performance de cada teste. Acompanhada por bons resultados, a autonomia da célula deu à marca o sinal verde para o tombamento gradual do modelo original de gestão em todos os setores do Marketing da companhia. “Ao testar o empoderamento dos times, vimos que eles se sentiam muito bem, pois finalmente podiam exercer o seu livre arbítrio criativo. Passamos a celebrar o que dá certo e a aprender com o que dá errado. Assim, percebemos que estávamos prontos para tombar o restante do Marketing”, conta Antônio Augusto, Diretor de Marketing da Localiza. Em sua participação no Clube Mundo do Marketing, Antônio Augusto elencou práticas indispensáveis para a adoção do método ágil e levantou uma crítica sobre a compreensão do Marketing no Brasil. Clique aqui para acessar:
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