MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Como quebrar paradigmas para implementar o método ágil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

1 de fev. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Originalmente desenvolvida para o campo da tecnologia, a metodologia ágil também se aplica ao Marketing. Para isso, a prática, que contribui para a eficiência e a rapidez do desenvolvimento de processos internos, exige uma série de quebra de paradigmas no trâmite de adaptação. Tal exigência pode ser validada por uma análise de questões puramente estruturais: ainda hoje, muitas empresas mantêm estruturas operacionais rígidas, típicas do mundo business tradicional. Um exemplo disso é o modelo de gerência hierárquico, caracterizado pela tomada e transmissão de decisões de cima para baixo. Para a Localiza, a dissolução deste modelo gerencial foi fundamental para a plena implementação do método ágil. Isso porque a empresa iniciou o processo de transição com a criação de uma célula de Growth Hacking - metodologia que envolve a testagem contínua de hipóteses em ciclos curtos. Inaugurando o rito ágil, a dinâmica de trabalho da célula envolveu planejamento, sprints, OKR’s para a medição de resultados e a adoção ou o descarte rápido das hipóteses testadas conforme a performance de cada teste. Acompanhada por bons resultados, a autonomia da célula deu à marca o sinal verde para o tombamento gradual do modelo original de gestão em todos os setores do Marketing da companhia. “Ao testar o empoderamento dos times, vimos que eles se sentiam muito bem, pois finalmente podiam exercer o seu livre arbítrio criativo. Passamos a celebrar o que dá certo e a aprender com o que dá errado. Assim, percebemos que estávamos prontos para tombar o restante do Marketing”, conta Antônio Augusto, Diretor de Marketing da Localiza. Em sua participação no Clube Mundo do Marketing, Antônio Augusto elencou práticas indispensáveis para a adoção do método ágil e levantou uma crítica sobre a compreensão do Marketing no Brasil. Clique aqui para acessar:

Leia também: Como a Localiza substituiu o Marketing tradicional pelo Marketing ágil

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme