Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, alcançar grandes resultados com um orçamento limitado é um desafio comum para profissionais de Marketing. É nesse contexto que o Revenue Marketing se destaca como uma abordagem estratégica focada em maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) e alinhar diretamente os esforços de marketing aos resultados de receita.
Com a pressão crescente para justificar os gastos na área e a necessidade de provar o valor de cada ação, o Revenue Marketing surge como um aliado para equipes que precisam fazer mais com menos. Mas como equilibrar essa equação? Como transformar um budget enxuto em campanhas poderosas e eficazes? A resposta está em focar nas ações certas e otimizar cada recurso disponível.
“A melhor percepção que eu tive como profissional de Marketing de SaaS B2B é que a única coisa que importa para a equipe de liderança é Revenue. Cliques, leads, outras métricas podem ser importantes em nossos próprios relatórios e análises, mas o foco principal deve ser como gerar mais Revenue para o negócio”, contou Angélica Krauss, Diretora de Marketing da Remo First.
Fazer mais com menos
Angélica contou que, quando uma equipe é pequena, o profissional precisa ser mais ágil, tomando decisões mais rápidas e adaptando campanhas. “É testar e aprender como melhorar. E a ideia de fazer mais com menos quer dizer que você é cuidadoso sobre como gastar dinheiro sempre medindo o ROI para sua liderança”, pontuou a executiva.
Ela afirma que o Revenue é o mais importante, depois construir uma marca forte. “É pensar em Revenue, branding, depois Revenue de novo, reconhecimento e, mais uma vez, Revenue. Vamos estar no meio de tudo, medindo e otimizando o dinheiro investido”, explicou.
Ao medir o sucesso de Marketing, é importante refletir sobre três coisas, segundo a executiva. A campanha gerou Revenue? A campanha influenciou o Revenue? Ou teve um impacto no alcance orgânico?
“O triste fato é que as equipes de Marketing geralmente serão as primeiras a sairem durante as demissões porque os executivos não veem o impacto majorável dos gastos de Marketing. O mais importante que eles querem ver é o ROI. Quantos dólares eles ganharão por cada dólar gasto em Marketing”, frisou a Diretora de Marketing.
O conselho de Angélica Krauss parte da própria experiência: como líder de um pequeno departamento de Marketing, ela garantiu que os executivos sempre soubessem exatamente quanto dinheiro os esforços estavam gerando para eles.
Isso porque, às vezes, as campanhas não geram Revenue diretamente, mas influenciam os compradores ao longo do tempo. Ela explicou que, quando a empresa investe em SEO ou presença nas redes sociais, ela investe sem pagar em dólares. “O tráfego orgânico te ajuda a entender se o seu conteúdo está ajudando na visibilidade da marca, o que melhora o Revenue ao longo do tempo”, afirmou Krauss.
Dicas para o dia a dia do profissional de Marketing
Outra dica que a Diretora de Marketing da Remo First dá é aproveitar todas as ferramentas gratuitas ou de baixo custo para automatizar os processos manuais. “Não é preciso investir em ferramentas caras, os baratos ajudam você a automatizar e gastar seu tempo em tarefas mais assertivas. Alguns resolvem em uma só plataforma várias necessidades da área”, pontuou.
Outra dica dada por ela é usar o ChatGPT a seu favor. “Não acredito que ele esteja pronto, mas te ajuda a começar a entender a Inteligência Artificial. Ele funciona para melhorar o conteúdo e te orientar em questões que normalmente você gastaria muito tempo”.
Ela finaliza indicando a conduzir testes antes de investir dinheiro em novos canais. “É importante para garantir que seu budget não vá para o lugar errado. A maioria dos experimentos será de mensagens diferentes e audiências diferentes. No Remo First nosso público é RH e financeiro. Se eu possuir uma mensagem diferente, terei que segmentar audiência para um ou outro. Não vai para audiência errada. Os boletins informativos podem te ajudar a encontrar o público perfeito para você”, concluiu.
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