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3 habilidades essenciais para o sucesso no Marketing, segundo João Branco

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Tempo de Leitura 4 min

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15 de out. de 2024

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3 habilidades essenciais para o sucesso no Marketing, segundo João Branco
3 habilidades essenciais para o sucesso no Marketing, segundo João Branco
3 habilidades essenciais para o sucesso no Marketing, segundo João Branco

O Marketing é mágico. Entre o encanto despertado por uma campanha assinada por Washington Olivetto e a habilidade quase clarividente demonstrada por alguns profissionais ao ler os pensamentos do consumidor, existem ritos, práticas e estratégias capazes de cativar multidões.

Mas, neste ofício, alguns elementos da realidade são ainda mais bonitos – e talvez mais importantes – do que a magia. Estas amarras terrestres foram abordadas pelo professor e especialista em Marketing, João Branco, em entrevista ao CMO Summit 2024.

Sob o tema “Aprendizados valiosos para todos os profissionais de Marketing”, Branco abriu a sequência de conversas do evento compartilhando peças guardadas na invejável bagagem colecionada ao longo de sua vida profissional. 

Para o especialista, um ensinamento é muito claro e deve ser assimilado por qualquer profissional, aspirante ou em exercício. “Temos que viabilizar, temos que entregar lucro, temos que fazer o que é possível, mas nunca ultrapassar os limites éticos”, pontuou.

Dicas valiosas para todos os profissionais de Marketing

As experiências acumuladas ao longo de nove anos à frente do departamento de Marketing do McDonald’s, quatro anos como Gerente Executivo da área na Ferrero e dois anos como Presidente da Associação Brasileira de Anunciantes moldaram a maneira como João Branco percebe o setor.

O professor destacou que a função de um profissional de Marketing é, acima de tudo, satisfazer clientes que realmente precisam do que sua empresa oferece. “Ultrapassar limites éticos, vender a qualquer custo ou promover produtos de forma enganosa são práticas que devem ser evitadas. O foco deve estar em resolver as necessidades reais dos consumidores, com transparência e respeito”, afirmou.

Em seguida, Branco reforçou a dificuldade de um desafio que, para muitos, pode ser considerado como um obstáculo para uma carreira bem-sucedida. Ressaltando que o marketing é uma função que exige constante entrega de resultados, o especialista ressaltou que os profissionais precisam desenvolver grandes habilidades de foco e, sobretudo, adaptação.

Por fim, João destacou três habilidades essenciais para o sucesso no setor: sensibilidade, capacidade analítica e engajamento organizacional. Ele reforçou que o bom marqueteiro deve ser capaz de compreender profundamente as necessidades de seus clientes, analisar dados de forma precisa para tomar decisões estratégicas e, principalmente, conseguir engajar toda a organização no direcionamento adequado para alcançar os objetivos.

“Ter repertório é uma coisa muito valiosa. Às vezes, começamos a trabalhar com uma marca e pensamos ‘me deram um produtinho meia boca pra cuidar’ ou ‘puxa, estou em uma empresa pequena, queria trabalhar numa marca bem mais legal’. Mas passar por lugares diferentes, contextos diferentes, com consumidores diferentes, te dá uma casca que vai te transformar em uma pessoa capaz de fazer Marketing em qualquer contexto”, concluiu.

Ouvir o cliente é – e sempre será – crucial

João Branco reforçou que um dos pilares do Marketing eficaz é ouvir o cliente de forma contínua e atenta – e isto serve tanto para os elogios quanto para as críticas. Entretanto, o especialista percebe que muitas empresas negligenciam essa etapa, considerada uma prática essencial para qualquer estratégia bem-sucedida. 

Na avaliação do professor, ouvir mais o cliente é um requisito básico e um exercício de sobrevivência. Afinal, quando marcas dialogam de forma aberta com os usuários de seus produtos e serviços, abrem canais valiosos para a obtenção de insights que podem revolucionar a forma de fazer Marketing.

“Quando eu falo ouvir mais o cliente – às vezes eu me sinto como um personal trainer falando assim, ‘você precisa se alimentar melhor, você precisa fazer mais exercício e dormir melhor e beber mais água’ – ouvir mais o cliente é uma coisa tão básica quanto isso. Porque na hora que você começar a falar com aquela pessoa que precisa do que você oferece, você vai ouvir coisas que vão te impressionar”, recomendou.

Como fazer isso? Para João, a sensibilidade para captar os sentimentos, desejos e reclamações do público é o primeiro passo para desenvolver uma comunicação mais assertiva. “Ao conversar com dez clientes, talvez apenas um ou dois ofereçam uma visão nova, mas esses detalhes fazem a diferença. Identificar que seis em cada dez reclamam de um problema específico, por exemplo, pode mudar o rumo da sua estratégia”, explicou. 

Além de ouvir as críticas, João ressaltou a importância de acreditar no que os clientes elogiam. Neste caso, a recomendação é garantir que os pontos fortes indicados pelos consumidores (bons tempos de entrega, preços baixos em comparação à concorrência, bons atendimentos) permaneçam intactos, à prova de falhas. “E mais: você precisa comunicar isso de maneira clara, mostrando ao público que essas qualidades são partes essenciais da sua marca”, finalizou o professor.

Leia também: CMO Summit 2024 começa nesta terça-feira, dia 15

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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