MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Como a inteligência artificial está influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de mai. de 2023

CATEGORIA

Performance

Comportamentos de compra cada vez mais definidos e pautados no bem-estar social estão impulsionando mudanças significativas na forma como o e-commerce atende a Geração Z. Uma pesquisa da Ilumeo mostrou que esse grupo já se relaciona melhor com recomendadores artificiais do que com humanos, o que deve impactar significativamente o comércio eletrônico nos próximos anos: a Gez Z já corresponde a boa parte dos consumidores e até 2030 fará parte da maior parcela deles, de acordo com um estudo da Euromonitor.

A inteligência artificial, a grande mente por trás da mudança na interação entre o comércio e os clientes, coleta e analisa uma quantidade imensa de dados sobre navegação, hábitos de compra e preferências dos consumidores, oferecendo recomendações de produtos mais relevantes e únicas, com foco nesse público.

"A IA usa essa informação para impulsionar o consumo da Geração Z. A abordagem mais personalizada e ágil tem sido um dos motivos que mais os influenciam, já que eles valorizam uma jornada mais  prática e individualizada", explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa modeladora de e-commerces.

No comércio eletrônico, a inteligência artificial otimiza a experiência do usuário, deixando o processo de compra mais rápido e eficiente. Os consumidores da Geração Z não precisam perder muito tempo fazendo buscas antes de achar o que desejam, por exemplo, graças aos sistemas de busca modernos e navegabilidade otimizada por IA. Eles podem contar, ainda, com chatbots capazes de oferecer um atendimento em tempo real e ajudar na escolha do produto certo.

A personalização da publicidade é outra forma pela qual a inteligência artificial influencia o consumo dos mais jovens. Com a análise de dados das redes sociais, a IA é capaz de criar anúncios mais relevantes e direcionados, oferecendo soluções e recomendações específicas para esse recorte de consumidores. Tal abordagem de marketing tem se mostrado útil para atrair e fidelizar clientes.

Para o executivo, a IA continuará remodelando e influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce, e é essencial que as marcas estejam atentas e adaptem suas estratégias para atender às demandas em constante evolução, pautadas na inteligência artificial. "Não há dúvidas de que estamos vivendo apenas o começo da revolução da IA no comércio eletrônico, e as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás”, finaliza Moraes.

Leia também: Como a Inteligência Artificial pode melhorar a eficiência? Especial Web Summit Rio 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme