Como a Chilli Beans bate recordes em eventos como o Rock In Rio Mundo do Marketing 13 de dezembro de 2022

Como a Chilli Beans bate recordes em eventos como o Rock In Rio

         

Capela construída pela empresa na Cidade do Rock chama a atenção de quem passa pelo local e dá à marca a oportunidade de consolidar sua presença

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Ao longo dos cinco anos de apoio ao Rock In Rio, a Chilli Beans conseguiu realizar um feito essencial tanto para a influência da marca quanto para o relacionamento com os clientes: nas edições do festival, mais do que vender óculos, a marca vende experiências. Para isso, mais do que estar presente no local, a empresa busca conversar com o público e oferecer entretenimento.

A parte mais significativa dessa história começou há três anos, quando a Chilli Beans decidiu instalar uma capela na Cidade do Rock. O local oferece ao público do maior festival de música do país a oportunidade de viver uma experiência inesquecível: celebrar e simbolizar o amor em uma cerimônia de casamento celebrada por um sósia do inconfundível Elvis Presley.

Com o buzz provocado pela capela, não demorou até que a empresa percebesse que a ação poderia lhe render voos ainda mais altos. Olhando para o squad de influencers parceiros, a Chilli Beans encontrou a oportunidade perfeita para impulsionar a ativação da marca em 2022. “Uma das pessoas que nós temos no nosso squad é a Viih Tube. Então, pensamos: ‘será que ela não toparia a brincadeira de se casar na nossa capela?’. Deu certo, o negócio bombou. Tivemos mais de 10 milhões de views só nos conteúdos que ela postou sobre o casamento”, conta Cauê Sanchez, Head de Marketing da Chilli Beans, em conversa com o Clube Mundo do Marketing.

Os efeitos da ativação

Como mensurar brand experience e influência a partir da presença em um mega evento? Um bom número de profissionais de marketing ainda têm dificuldade em olhar dados sobre os leads captados em uma ação. Driblar esse desafio passa por entender que objetivos diferentes pedem medidas diferentes. “Quando falamos de uma ação de buzz, precisamos entender quais critérios devem ser medidos. Não é possível mensurar um CAC a partir de uma ação com influenciadores, por exemplo”, afirma Sanchez.

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Para a empresa, a análise de relatórios relativos a cada campanha publicitária é de grande ajuda para a identificação de espaços para melhorias ou ações bem sucedidas. Foi a partir destes dados que a Chilli Beans conseguiu mensurar o alcance da marca durante o Rock In Rio. “Com todo o PR gerado por meio da parceria com a Viih Tube, contabilizamos mais de dois milhões de equivalência publicitária. Esse valor é um valor muito alto para uma ação”, pontua.

Olhando para dados ainda mais específicos, a marca percebeu a dimensão positiva da campanha em sua totalidade. “Fomos citados em mais de 142 matérias na imprensa falando sobre a Viih e sobre a nossa capela. Também foi publicada uma matéria com o nosso CEO falando sobre a capela. Trabalhando diversas variáveis, conquistamos 65 milhões de impactos por meio dessa estratégia de PR”, revela.

Licenciamento e CRM

Mirando públicos distintos, a Chilli Beans tem no licenciamento de seus produtos uma forma sólida para oferecer diversidade de opções. Representando 60% das vendas da empresa, itens exclusivos, como as linhas de óculos lançadas em parceria com o Rock In Rio, permitem não só a renovação do portfólio da marca como também o alcance de consumidores muito específicos.

Outro exemplo disso é a linha geek, seção de produtos da marca que busca atender aos amantes de alguns dos expoentes marcantes da Cultura Pop. “Temos uma campanha autoral voltada para o público Geek. Para criarmos produtos para este público, temos que trazer temas que são referências para eles. Nesse sentido, o licenciamento é muito importante para os nossos ideais de inovação”, afirma Sanchez.

Para a marca, o licenciamento dos produtos deve ser acompanhado por um CRM forte. Dessa maneira, é possível fazer com que os consumidores adquiram produtos fora da sua linha de preferência. “Queremos que os clientes que compram produtos da linha do Naruto, por exemplo, comprem também a linha Chilli Beans ou produtos de outros licenciamentos. Precisamos que o cliente olhe para todas as linhas, porque, se um dia a gente perde o Naruto, perdemos também o consumidor”, pontua o Head de Marketing.

Para entender em mais detalhes a estratégia de CRM implementada pela Chilli Beans, acesse o Clube Mundo do Marketing clicando aqui.

*Com supervisão de Bruno Mello e Priscilla Oliveira


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