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Carreira em Marketing: saiba o que você precisa para sair na frente

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

2 de abr. de 2024

CATEGORIA

Carreira

Marketing é, certamente, uma das áreas mais dinâmicas do mercado e cada vez mais importante e relevante para as empresas crescerem, se destacarem e conquistar novos e clientes fiéis. É do Marketing de onde devem sair não apenas as campanhas de comunicação, mas, sobretudo, as estratégias de posicionamento de produto, construção de marca, experiência com clientes, geração de demanda e muito mais.

Obter mais consumidores, ter a marca reconhecida e criar relacionamento com os clientes estão no top 3 das principais atribuições da área, de acordo com o estudo Marketing Landscape, realizado pelo Mundo do Marketing em 2023. Por trás dessas obrigações, estão 15 disciplinas mais demandadas pelas empresas na hora da contratação que dão conta destes e de outros desafios, como mensurar melhor os resultados e ter mais efetividade no Marketing Digital.

São elas: Branding, Planejamento Estratégico, Customer Experience, Agile Marketing, Growth Marketing, Product Marketing, Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial, Marketing de Performance, Marketing de Influência, Data Driven e Marketing Analítico, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, Marketing Business Model, CRM e Fidelidade, Live Marketing e Incentivo, e Gestão de Crise na Comunicação.

Novas Áreas

Apesar de já bastante difundido, a área de Marketing de Influência ainda requer muito aprendizado por parte do mercado e das empresas. “Historicamente, em termos de espaço temporal, o Marketing de Influência é uma disciplina nova se comparada à CRM, por exemplo, mas ambos hoje são muito importantes para as empresas conquistarem e manterem clientes”, aponta Bruno Mello, fundador do portal Mundo do Marketing.

Disciplinas como Inteligência Artificial aplicada ao Marketing também são fundamentais para lidar com as novas tendências. O que não é novidade, é a necessidade das empresas mensurarem os investimentos em Marketing e, sobretudo, serem orientadas por dados. Por isso, disciplinas como Data Driven e Marketing Analítico ganham relevância. “Dez em cada dez vagas de trabalho em Marketing, seja do analista ao vice-presidente, pede-se que o candidato tenha um perfil analítico, uma vez que o Marketing é cada vez mais estratégico para as empresas”, afirma Mello.

Growth Marketing, Product Marketing e Agile Marketing são outras disciplinas novatas para muitos entre as mais demandadas. Product Marketing tem como missão entregar um produto ao mercado de forma correta, conectando os times que impactam o produto (Marketing, Produto, Vendas e Customer Success), e garantindo que o valor da solução desenvolvida será comunicado de maneira eficiente para seus usuários e público-alvo.

Tudo isso, hoje em dia, é realizado sob a ótica de uma gestão ágil e, por isso, estudar sobre os diversos modelos de agilidade é fundamental. “A gestão ágil é muito utilizada também nas áreas de Customer Experience e Growth Marketing das empresas – esta última, responsável pelo crescimento das companhias”, completa o fundador do Mundo do Marketing.

Formação generalista e específica ao mesmo tempo

Em meio a tanta complexidade, desponta entre os profissionais de marketing aquele que tem, ao mesmo tempo, um perfil generalista e especialista. “Pode parecer contraditório, mas a tendência é que os melhores profissionais tenham uma formação em T, com diversos conhecimentos e habilidades gerais no topo, mas com o aprofundamento em uma dessas especialidades”, explica Bruno Mello.

O desafio é dar conta de todos esses conhecimentos. Fazer diversos cursos de curta duração ou um MBA? Na dúvida, faça os dois. O MBA Mundo do Marketing oferece exatamente essas 15 disciplinas mais demandas em uma formação de apenas 11 meses. São como cursos de curta duração, práticos, em que o profissional aprende como fazer diversas atualizações em apenas um curso.

Do Branding ao Growth, todas as disciplinas do MBA Mundo do Marketing são essenciais para quem não quer ficar para trás. E isso serve para todos profissionais, em todas as fases de carreira e idades, sendo que aqueles com mais de 40 anos obtém até 50% de desconto num programa especial para profissionais seniores.

Conheça o MBA Mundo do Marketing. A segunda turma vai começar.

MBA Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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