Como um período de grande movimentação econômica e cultural, o Carnaval é uma vitrine poderosa para as marcas que desejam se conectar com seu público de forma autêntica e envolvente. Neste ano, a folia deverá gerar uma receita de R$ 12,03 bilhões, conforme apontam dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Esse valor representa um aumento de aproximadamente 2% em relação ao ano anterior e marca o maior volume de receitas para o período desde 2015, quando o faturamento atingiu R$ 12,45 bilhões com atividades ligadas ao turismo e ao consumo de produtos e serviços nos dias de festa.
Estratégias adaptadas à atmosfera festiva podem desencadear o fortalecimento da marca e aumento no volume de vendas, bem como criar boas experiências para os consumidores, expandindo as chances de fidelização. As redes sociais também desempenham um papel crucial nessa estratégia, permitindo que as marcas criem conteúdos interativos e utilizem influenciadores digitais para amplificar sua mensagem.
Veja, abaixo, estratégias criadas por marcas brasileiras para ampliar ganhos durante os dias de folia:
Coca-Cola FEMSA
Com o objetivo de fortalecer a presença das marcas Therezópolis e Schweppes Mixed em Minas Gerais, a Coca-Cola FEMSA escolheu o carnaval belo-horizontino para lançar uma série de ações estratégicas. Em supermercados e bares da cidade, consumidores que adquirirem produtos das marcas serão presenteados com brindes exclusivos, como cordinhas de celular, pochetes e copos personalizados.
A marca também promete impulsionar a celebração com ações promocionais e o patrocínio a blocos tradicionais da cidade. Entre as iniciativas, destaca-se o CarnaTherê, um evento especial que contará com apresentações de Seu Jorge, Mart’nália e os blocos Então, Brilha!, Asa de Banana e Bloco da Esquina.

Segundo Luiz Mattos, diretor de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil, Luiz Mattos, Minas Gerais é um dos principais mercados para o desenvolvimento das marcas. O executivo pontuou que a marca está presente em um momento muito importante do calendário de eventos do estado, atuando em todo o período do Carnaval de BH, com presença nos blocos e realização de ações para promover experiência para o consumidor e relacionamento com os pontos de venda.
Baly Energy Drink
A Baly Brasil quer promover uma “onda amarela” pelo país. Com patrocínio de festas, camarotes e blocos de rua, a marca marcará presença em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Laguna (SC), Garopaba (SC), Fortaleza (CE), Franca (SP) e Uberlândia (MG), impactando milhares de foliões.
O projeto inclui degustações e estrutura especial para o público presente a estes locais. A Baly oferece 28 opções, incluindo seis versões sem açúcar, todas formuladas com cafeína, taurina, inositol e vitaminas B3, B5, B6 e B12.

Segundo Dayane Titon Cardoso, Diretora Comercial e de Marketing da Baly Brasil, a cor amarela representa a vibração do povo brasileiro e a essência da marca. Por isso, a estratégia é levar a energia e a diversidade de sabores da Baly para garantir mais disposição no carnaval.
Chandon
A Chandon intensifica sua presença no Carnaval 2025 com o Chandon Passion, destacando itens do portfólio da marca como a escolha ideal para a celebração. Sob o conceito “Carnaval Feito Com Passion", a marca exalta a energia vibrante do verão e do carnaval brasileiro, proporcionando experiências exclusivas em eventos marcantes da temporada.

Em São Paulo, a marca fará parte do Camarote “Bar Brahma”, no Sambódromo do Anhembi. No Rio de Janeiro, estará nos camarotes “Verde e Rosa”, “Quem O Globo” e “Mar”, na Marquês de Sapucaí. Recife contará com a participação da marca no Camarote Galo Oficial, enquanto em Salvador ela estará no Camarote Club.
Beats + Anitta
Beats promete transformar o Esquenta deste Carnaval não apenas nos blocos de rua ou nos desfiles das avenidas, mas também nos céus do Brasil. Com o lançamento do novo Beats Red Mix, a marca firmou uma parceria inédita com a Azul, levando experiências exclusivas para os consumidores e colorindo tudo de vermelho. A campanha conta com a participação da cantora Anitta.
Durante um mês, o Avião Red Mix realizará voos comerciais conectando os principais destinos do Carnaval, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Com um envelopamento personalizado por dentro e por fora, a aeronave oferecerá degustações do novo Beats Red Mix para passageiros maiores de 18 anos.

Para dar início à festa, a marca levará três duplas de fãs para uma viagem a bordo do Avião Red Mix ao lado de Anitta e convidados. Os vencedores embarcarão no dia 21 de fevereiro, com tudo pago, em um voo do Rio de Janeiro para São Paulo. Além disso, também ganharão ingressos para curtir um dos últimos shows da turnê Ensaios da Anitta, que acontece entre os dias 22 e 23 de fevereiro na capital paulista.
Domino's Pizza
A Domino’s Pizza fechou uma parceria para marcar presença no Camarote N1, na Marquês de Sapucaí. A ação celebra o retorno da PepperoN1 — uma pizza criada especialmente para o maior espetáculo da Terra e que conquistou os foliões no último carnaval.
A PepperoN1 é uma versão especial da clássica Pepperoni e faz referência direta ao Camarote N1. Durante as quatro noites de desfiles do Grupo Especial — nos dias 2, 3 e 4 de março, além do Desfile das Campeãs no dia 8 — os convidados do Camarote N1 poderão saborear essa pizza feita sob medida para a folia.

Neste ano, a novidade é que a PepperoN1 também estará disponível no cardápio nacional da Domino’s, de 10 de fevereiro a 10 de março, nos tamanhos brotinho, médio, grande e giga, em todas as opções de massas. Em 2024, a edição especial da pizza também chegou às lojas, mas apenas no tamanho brotinho.
Engov
A contagem regressiva para o Carnaval de Salvador começou com uma ação de Engov no icônico Farol da Barra. Utilizando a tecnologia Fake Out of Home (FOOH), a marca criou uma chuva de glitter digital para iluminar a capital baiana e anunciar a chegada do novo Engov After sabor Pink Lemonade.

Além do show visual, a ativação foi planejada para estimular o engajamento nas redes sociais, convidando o público a interagir e fazer parte da narrativa do novo produto. A marca marcará presença em blocos, festas e circuitos carnavalescos de três grandes capitais — São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador — com ativações digitais e experiências imersivas.
Bloco da Gold 2025
A Gold Produções inicia o pré-carnaval de 2025 trazendo mais uma edição do Bloco da Gold – Léo Santana, que promete agitar o Circuito Mega Blocos, no Centro do Rio, na Rua 1º de Março. O artista baiano retorna ao comando do bloco após o grande sucesso do ano passado, pronto para conquistar ainda mais foliões nas ruas cariocas.
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