MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

“Black Fraude”: 8 insights para conquistar consumidores desconfiados

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

31 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

“Black Fraude”: 8 insights para conquistar consumidores desconfiados
“Black Fraude”: 8 insights para conquistar consumidores desconfiados
“Black Fraude”: 8 insights para conquistar consumidores desconfiados

É verdade que boa parte dos brasileiros pretende abrir a carteira durante a Black Friday, mas para muitos, o gesto será acompanhado por uma boa dose de desconfiança. Isso porque 62% dos consumidores entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Hibou enxergam o evento como uma “Black Fraude”.

O trocadilho reflete a percepção de que os preços são manipulados pelas marcas antes da data. Na avaliação dos consumidores, as promoções que movimentam a reta final de novembro seriam corrompidas no estilo “tudo pelo preço do dobro”. E, naturalmente, empresas que adotam a prática tendem a perder clientes e, consequentemente, vendas.

Pensando nisso, a Hibou listou oito insights, entre aprendizados, dicas e tendências, que podem fazer a diferença na hora de conquistar o mais desconfiado dos consumidores.

Planejamento e análise estratégica

Antes de dar vazão à impulsividade, 51% dos brasileiros mapeiam e registram os preços pré-Black Friday e montam um referencial para a data. Para obter as informações necessárias, 55% buscam conteúdos em sites de comparativos e 23% preparam listas de desejos. Outros 13% utilizam alertas de preço para verificar descontos, demonstrando uma preferência crescente pela análise detalhada antes de qualquer decisão de compra.

Alta desconfiança

A percepção de enganação no varejo é evidente para 62% dos entrevistados, que acreditam que os preços são aumentados antes do evento. Além disso, 40% dos consumidores apontam o alto custo dos produtos e não acreditam em grandes reduções durante a Black Friday.

Segundo Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora do estudo, o consumidor brasileiro está mais exigente e seletivo, priorizando marcas confiáveis. Por isso, o foco deste ano deve estar no consumo consciente e no valor justo nas compras.

Benefícios mais valorizados

Para 61% dos consumidores, o maior atrativo da Black Friday é o desconto elevado. Cerca de 40% também veem o evento como uma oportunidade para comparar produtos, enquanto 30% consideram o frete grátis um dos maiores benefícios da data.

Consciência ambiental e social

Além dos preços, os consumidores também estão atentos às práticas socioambientais das marcas. Para 63% dos brasileiros, empresas com iniciativas sustentáveis e de responsabilidade social são mais atrativas e têm preferência na decisão de compra.

Controle de gastos

Apesar do apelo da data, muitos consumidores pretendem gastar com moderação. Entre os entrevistados, 26% planejam gastar entre R$500 e R$1.000, enquanto 23% montaram um orçamento entre R$1.000 e R$3.000. Apenas 7% consideram gastar mais de R$3.000. 

Cabe ressaltar que a Black Friday segue sendo a data que apresenta o maior ticket médio entre as datas do varejo nacional, com valores entre R$500 e R$1.000.

Compras pessoais e antecipação de presentes

Dos 44% que confirmaram a intenção de comprar na Black Friday, 92% indicam que as compras serão para uso pessoal. Entre as principais motivações para as compras, aparecem respostas como aproveitar boas oportunidades (51%), adquirir itens novos (30%), substituir produtos antigos (17%) e adiantar presentes de Natal (13%).

Eletrodomésticos e eletrônicos no topo da lista

Entre as categorias de produtos mais desejadas, eletrodomésticos lideram com 40%, seguidos por vestuário (36%) e eletrônicos (30%). Já a lista de itens mais mencionados espontaneamente é liderada pelos celulares (20%), Smart TVs (18%) e geladeiras (10%). 

Produtos como tênis e máquinas de lavar também ganharam mais relevância, aumentando mais de 5 pontos percentuais em comparação a 2023.

Compartilhamento de promoções e compras presenciais

A troca de ofertas entre amigos e familiares faz parte da estratégia de 60% dos consumidores, reforçando a busca por informações de fontes próximas. Para compras online, Amazon (49%) e Mercado Livre (60%) lideram as intenções. 

Já entre os que preferem comprar presencialmente, 49% escolhem lojas de rua e 38% optam pelos shoppings, com 29% aproveitando eventuais ocasiões de passeio para verificar ofertas. O apoio ao comércio local deve ser um fator relevante este ano, com 41% dos brasileiros indicando a intenção de priorizar pequenos comércios.

Leia também: 4 Insights para maximizar as vendas na Black Friday

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme