Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo e movido por inovação, duas marcas brasileiras conquistaram espaço de destaque no prestigiado ranking das “Melhores Empresas do Mundo de 2025”, elaborado pela revista TIME em parceria com a Statista. O Banco do Brasil aparece na 27ª posição, enquanto o Nubank figura no 96º lugar, ambas reconhecidas por excelência em satisfação dos funcionários, crescimento de receita e transparência em sustentabilidade.
O Banco do Brasil, com mais de dois séculos de história, destacou-se pela solidez e inovação no setor financeiro, enquanto o Nubank, símbolo da nova geração de fintechs, reafirmou sua posição como referência em serviços bancários digitais.
O levantamento, que avaliou empresas globais com base em critérios estatísticos e reputacionais, consagrou a americana NVIDIA como líder absoluta, impulsionada pela demanda crescente por inteligência artificial. Em seguida, aparecem empresas como Microsoft (2ª colocada), reconhecida por sua atuação em software corporativo e serviços em nuvem, e JPMorganChase (3ª), holding de serviços financeiros.

Outras companhias que figuram entre as 10 primeiras incluem Alphabet (Google), Amazon e Salesforce, todas do setor de tecnologia e serviços digitais, evidenciando o domínio das big techs no cenário corporativo atual.
A presença de empresas como Samsung (eletrônicos), Toyota (automotivo) e Nestlé (alimentação) nas posições intermediárias reforça a diversidade de segmentos contemplados, mostrando que excelência empresarial transcende fronteiras e setores.
A Apple, que liderou a lista das Melhores Empresas do Mundo em 2024, está notavelmente ausente este ano devido a um declínio na receita de 2022 a 2024, o que muitos analistas de Wall Street postularam que poderia ser devido à empresa ficar para trás na IA.
O cenário pode estar mudando à medida que a companhia descobre seu lugar no novo cenário tecnológico; o CEO Tim Cook disse em uma teleconferência de resultados do terceiro trimestre que a empresa está aumentando significativamente os investimentos em IA, incorporando-a em dispositivos e plataformas. Em julho, após o período de estudo para esta lista, a Apple relatou um crescimento de receita de 10% ano a ano — o maior salto desde 2021.

A Nike (14º) é a empresa de vestuário, calçados e artigos esportivos com a classificação mais alta, superando a gigante do luxo LVMH (21º) e a rainha do athleisure Lululemon (36º). A empresa enfrentou alguns anos difíceis devido à concorrência de marcas emergentes como On e Hoka, e no ano passado trouxe um novo CEO, Elliott Hill, para investir "pesadamente em grandes momentos esportivos e lançamentos de produtos importantes para reconquistar a voz da nossa marca", disse Hill em uma teleconferência de resultados em junho.
A farmacêutica Novo Nordisk (15°) também está inovando para se manter à frente. Com base na popularidade de seus revolucionários tratamentos para diabetes e perda de peso, Ozempic e Wegovy, a empresa agora está lançando uma semaglutida oral para manter sua liderança contra rivais como a Eli Lilly.
Lista das "Melhores Empresas do Mundo 2025" da TIME
1- NVIDIA Corp – Estados Unidos
2- Microsoft – Estados Unidos
3- JPMorgan Chase – Estados Unidos
4- Alphabet – Estados Unidos
5- Amazon – Estados Unidos
6- Meta – Estados Unidos
7- Volkswagen Group – Alemanha
8- BBVA – Espanha
9- Airbus – Holanda
10- Cigna Corporation – Estados Unidos
11- DBS Bank – Singapura
12- Allianz – Alemanha
13- Ford – Estados Unidos
14- Nike – Estados Unidos
15- Novo Nordisk – Dinamarca
16- Booking Holdings – Estados Unidos
17- Mastercard – Estados Unidos
18- Deutsche Telekom – Alemanha
19- Schneider Electric – França
20- General Motors – Estados Unidos
Leia também: Nubank é considerada a marca mais preparada para o futuro no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST







