A Nubank foi listada como a marca mais preparada para o futuro no Brasil. A constatação foi publicada no estudo “Future-Proof Score 2024”, conduzido pela Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand.
O banco lidera o ranking de empresas avaliadas com um score de 792. Segundo a Timelens, o valor reflete a expansão internacional da financeira, bem como a experiência proporcionada aos clientes e o fato de que a fintech já possui mais de 105 milhões de usuários – volume que a classifica como a maior plataforma de serviços financeiros fora da Ásia.
De modo geral, o estudo analisou cerca de 900 marcas, considerando critérios como relevância digital, compromisso com sustentabilidade e a capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores. A análise utilizou métodos quantitativos e qualitativos para avaliar componentes digitais e físicos, considerando propósito e experiência da marca.
Fecham o Top 10 as seguintes marcas: Netflix (773 pontos), Mercado Livre (755), Amazon (747), Itaú (743), Natura (742), Apple (723), Microsoft (711), Google (710) e iFood (706). A maioria das marcas (exceto Natura e iFood, apresentou uma curva positiva na pontuação em comparação a 2021 – ano de estreia do Future-Proof Score.
Outros destaques do Future-Proof Score 2024
Quanto aos setores mapeados, o segmento de bens de consumo domina o ranking com dez marcas, seguido pelo varejo, com oito, e serviços, com quatro. Empresas como Natura e O Boticário se destacam pelo compromisso com a sustentabilidade e a inovação, enquanto gigantes da tecnologia como Apple, Microsoft e Google continuam moldando o futuro com avanços em inteligência artificial e realidade aumentada.
A análise também aponta que as marcas mais inovadoras e disruptivas são aquelas que investem em tecnologia e mantêm uma visão de longo prazo. Neste recorte, empresas como Mercado Livre e Amazon destacam-se pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, oferecendo experiências únicas e personalizadas aos consumidores.
O estudo também se debruçou sobre as marcas que mais cresceram em relação ao levantamento de 2021. Embora a variação média de posição no ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, indicando relativa estabilidade, algumas marcas aumentaram significativamente seu compromisso com propósito e engajamento.
As três empresas que mais fortaleceram seu compromisso com o futuro nos últimos três anos foram Itaú (+12%), Apple (+8%) e Mercado Livre (+7%). Líder geral do ranking, o Nubank apresentou variação positiva de 1%. Outro ponto de destaque é a entrada de novas empresas no ranking de 2024. Neste grupo, além de O Boticário, destacam-se Shopee, Porto Seguro, Hering, Shein e Banco do Brasil.
Leia também: A importância do “amor dos clientes” para o sucesso do Nubank
COMPARTILHAR ESSE POST