MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025 e varejo deve aproveitar isso

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de dez. de 2023

CATEGORIA

Notícias

As empresas varejistas sempre marcaram presença na publicidade audiovisual. Seja nas principais datas do calendário - como Natal, Dia dos Pais, das Mães ou dos Namorados - durante as promoções - como Black Friday e a liquidação de início de ano - ou até para apresentar sua história ou um novo serviço, produto ou posicionamento. Isso acontece porque o audiovisual continua sendo o formato mais consumido nos domicílios brasileiros, obrigando as varejistas a planejarem suas produções para se manterem competitivas no mercado.

O estudo Inside Video 2023, produzido pela Kantar IBOPE Mídia aponta que, em 2022, as produções audiovisuais impactaram 99,6% da população. Analisando todos os tipos de tela, desde os aparelhos de televisão – conectados ou não – até os smartphones, desktops e tablets, a pesquisa indica que 78,7% do tempo do consumo domiciliar é dedicado à televisão linear (TVs aberta e paga) e 21,3% às plataformas online.

Dados da Agência Nacional do Cinema mostram que o setor está em plena expansão: de acordo com a Ancine, o número de registros de obras publicitárias audiovisuais aumentou 2,4% entre 2021 e 2022. No ano passado, 39.474 títulos foram registrados, enquanto no ano anterior o número foi de 38.538.

Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025, realizada pela PwC, o mercado audiovisual brasileiro deve crescer 5% até 2025. A recente aprovação da Lei Paulo Gustavo, por exemplo, representa um marco importante neste cenário, com o incremento de R$3,8 bilhões distribuídos entre os estados brasileiros. Esse aporte deve impulsionar tanto a produção cinematográfica quanto a publicitária nacional, além da indústria audiovisual em sua totalidade.

Como aproveitar as oportunidades

Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora audiovisual Paprika Filmes, é essencial que os gerentes de Marketing das varejistas estejam cientes da força da produção audiovisual publicitária para manter a empresa competitiva no mercado.

“Conhecer muito bem o calendário promocional do seu negócio, desenvolver planejamento e estabelecer cronograma estratégico são ações que estimulam ideias e geram resultados cada vez mais eficazes”, enfatiza o diretor da Paprika Filmes, que apenas em 2023 registrou 130 títulos de produções audiovisuais para empresas varejistas do Brasil inteiro.

“Dentre esses 130 títulos registrados durante o ano, geramos inúmeras versões de ofertas de cada um deles para transmissão na TV e em outras mídias”, explica Rufeisen, demonstrando na prática a força do consumo domiciliar da televisão, apontada no estudo Inside Video 2023.

De acordo com o profissional, todos os filmes de varejo têm uma característica institucional. Por isso, planejamento e frequência são essenciais para se comunicar com o público diariamente.

"Manter-se frequentemente junto com o consumidor, a partir de produções audiovisuais durante todo o ano, faz com que a marca varejista seja lembrada mais facilmente, convertendo as vendas com mais eficiência", finaliza Rodolfo Rufeisen.

Leia também: 7 tendências para melhorar a comunicação audiovisual em 2024

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme