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Assaí faz maior investimento de Marketing para aniversário de 50 anos da rede

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Tempo de Leitura 6 min

O ano de 2024 chegou trazendo grandes apostas para o Assaí. Em fevereiro, a marca apresentou sua nova identidade visual, o “Sol do Amanhã”, dando início à série de ações em comemoração aos 50 anos da marca. Agora a rede apresenta a maior campanha promocional de sua história: “Um show de prêmios e preço baixo”, que incluirá mais de R$ 20 milhões em prêmios. Desses, um único ganhador levará R$ 5 milhões - o maior já pago por uma empresa do setor de atacarejo.

Em julho, o Assaí estreou sua nova campanha institucional, oficializando o início da comemoração histórica, tendo como mote "Há 50 anos levando preço baixo e prosperidade para todos”. Foi o momento do “esquenta” para o grande momento que marca o aniversário da rede.

Fundado em setembro de 1974, na cidade de São Paulo, o Assaí é uma empresa de Cash & Carry ou atacado de autosserviço.Sempre atendendo pequenos(as) e médios comerciantes, a rede viu o formato de atacarejo alcançar maior público nos últimos anos, com consumidores em geral buscando maiores ofertas seja na compra de itens unitários ou grandes volumes. Em 2021, o Assaí adquiriu pontos comerciais do Extra Hipermercado, o que levou a marca a chegar em mais lugares em todo o Brasil.

Hoje, é a segunda maior varejista do país em faturamento, segundo o ranking Abras, e fechou 2023 com um faturamento de R$ 72,8 bilhões. Além disso, é a rede alimentar com maior presença nos lares brasileiros: um em cada quatro domicílios no país frequenta uma loja da empresa, segundo dados da Nielsen.

Os dados mostram a maturidade da empresa e também o poder transformador de mudar vidas. “Muitos empresários utilizam o Assaí para abastecer seus negócios e seguirem trabalhando para realizar sonhos. Além disso, o brasileiro tem o desejo de ganhar na loteria. Nossa campanha é uma forma de dar ao nosso consumidor a chance de, uma vez só, mudar sua realidade”, contou  Caroline Barros, Gerente Regional de Marketing RJ, MG e ES do Assaí, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Regionalismo na comunicação

O Assaí hoje está presente em 293 unidades em 24 Estados, mais o DF. Para falar de uma forma mais próxima com o consumidor, a empresa contratou cinco artistas que estarão presentes em toda a comunicação da campanha representando as cinco regiões do Brasil: Bell Marques, Gaby Amarantos, Michel Teló, Simone Mendes e Xande de Pilares representando as regiões Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, respectivamente.

A escolha desses artistas vai ao encontro com a estratégia de regionalização do Assaí, que atua de maneira muito próxima nas praças onde conta com operação, homenageando cada cultura local. “O Assaí está em todo Brasil, mas entendemos que cada região tem o seu próprio estilo. Por isso, utilizamos a voz desses artistas para comunicar a campanha de uma forma especial”, contou Caroline Barros.

Além de toda a mídia on e offline, as celebridades estrelam um filme de 60 segundos cantando uma versão da música "Descobridor dos 7 Mares", de Tim Maia, que será transmitido em redes abertas de televisão e redes sociais. A música foi escolhida por ser atemporal e remeter a momentos de comemoração e ao mar, o que a conecta instantaneamente com a experiência que o Assaí proporcionará aos seus clientes.

A campanha, criada e planejada pela StarMKT e com produção da mídia da BETC Havas, terá a duração de quatro meses. “É a nossa maior campanha, mas paralela a ela outras continuarão a acontecer como a Black Friday. As ofertas que oferecemos em comemoração ao aniversário, não tiram o brilho da que estamos planejando no fim do ano”, explicou Caroline.

aniversario assai 50 anos promo

Experiência além dos prêmios

Ganhar R$ 5 milhões pode ser o sonho de muitas pessoas, mas além do grande prêmio, o consumidor concorrerá a 50 mil prêmios instantâneos de R$ 100,00 diretamente no caixa. “Inesperadamente, ele terá um abatimento no valor da compra que pode chegar até a ser o valor total e sairá sem gastar nada ou quase nada. Essa é uma forma de ajudar a reduzir os gastos com mercado”, explicou Caroline.

Para concorrer aos prêmios, é preciso se cadastrar por meio do hotsite da campanha ou no WhatsApp ou nos totens nas lojas. Depois, é necessário sempre informar o CPF ou CNPJ no caixa. A cada R$ 100,00 em compras (acumulados), os clientes recebem um número da sorte para concorrer às diferentes premiações. Aqueles que pagarem suas compras com o cartão Passaí, ou comprarem a partir de R$ 20,00 em marcas participantes, receberão números extras.

Este ano, o Assaí lançou uma nova estratégia para fidelizar seus clientes. A cada vez que o cliente retorna à loja e atinge a alavanca de compra de R$ 100,00 ele ganha mais um número da sorte. Com isso, dobram as chances de concorrer e ganhar. “Entendemos que nem toda compra passa de R$ 100,00, por isso é importante informar o CPF ou CNPJ no caixa, porque vai para essa conta que somatiza os valores. Ao atingir o valor necessário, ele já começa a concorrer”, explicou a Gerente Regional do Assaí.

Celebração em alto mar e no asfalto 

Além dos prêmios em dinheiro, o Assaí proporcionará uma experiência pioneira no setor: 1.500 clientes serão sorteados, com acompanhante, para uma viagem no Navio Assaí (MSC Seaview). A viagem acontecerá em fevereiro de 2025, com rota entre Santos, no litoral paulista, e Ilha Grande (RJ). Além dos três mil clientes, o Assaí levará para o navio todos os colaboradores com mais de 20 anos de empresa, além de parceiros, totalizando cinco mil pessoas.

Para complementar as ações, o Assaí reconhece o poder transformador que o esporte tem na vida das pessoas e o quanto pode ser um caminho para a prosperidade. Por isso, como uma das ações de celebração dos 50 anos, realizará um circuito de corridas proprietário, com praças e datas a serem anunciadas em breve. “Assim como nossa comunicação abrangeu todas as regiões, o circuito acontecerá em diversas cidades para unir todos nessa celebração”, contou Caroline.

Preços baixos - Desde julho a rede estava com ofertas exclusivas em suas lojas como uma amostra do que viria na grande campanha. Caroline explica que graças aos parceiros, os preços puderam atingir valores muito baixos, mostrando ao consumidor que de fato é uma época de celebração e especial. A Gerente Regional do Assaí contou que as ofertas continuarão nos meses de campanha, surpreendendo o consumidor. A comunicação da campanha nas lojas será feita paralelamente às mídias tradicionais, como a TV, e redes sociais.Leia também: Correios celebram 50 anos da Hello Kitty com selos postais comemorativos

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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