Historicamente, os profissionais de marketing sempre criaram campanhas publicitárias em torno das Olimpíadas, aproveitando a emoção que os esportes trazem, a empolgação, as histórias que despertam interesse nas pessoas e os momentos mais brilhantes que cativam um público global. Os anunciantes alcançam esses fãs engajados por meio de vários canais, incluindo o streaming de vídeo ao vivo em dispositivos mobile, o que rapidamente ganhou força com o surgimento do streaming Over The Top (OTT) de esportes.
Em meados do ano passado, uma semana antes do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as instalações de aplicativos de streaming começaram a aumentar em todo o mundo. Sendo o dia 18 de julho um dos melhores dias, com instalações acima de 84% em relação à média de 2021. Em 25 de julho, alguns dias após o início dos jogos, as instalações aumentaram em 58%.
Oportunidade para a publicidade
Com os próximos Jogos Olímpicos acontecendo daqui a mais de dois anos, os profissionais de marketing têm outro evento internacional mais imediato e maior pela frente: a Copa, que acontece em novembro e dezembro deste ano.
De acordo com um estudo da agência Kantar, 68% dos brasileiros são fãs de futebol, sendo que quatro a cada dez pessoas são mulheres. Além disso, 92% da população de regiões metropolitanas foram impactadas pelo torneio em 2018, sendo um bom parâmetro para observarmos o alcance e a relação deste grande evento com o Brasil.
Naquele período, mais de 140 marcas investiram em publicidade para chamar a atenção dos espectadores nas transmissões dos jogos, tendo garantido mais de 11 mil inserções na audiência.
Para esta próxima edição da Copa, a expectativa é que 84% dos brasileiros acompanhem os jogos, segundo a Meta Foresight. Além disso, a grande oportunidade para os anunciantes está aberta: 48% afirmam estão ansiosos para os anúncios que as marcas irão preparar e 54% dizem que irão interagir com estas empresas pelo Facebook e Instagram.
Rendimento publicitário na prática
Os números apontam para uma forte tendência de interação e impacto do marketing, mas esse desempenho pode ser realmente esperado?
Para responder a essa pergunta, a plataforma Zoomd, da MarTech AI, analisou, entre os meses de junho e julho de 2021, o rendimento de marketing de um cliente de games durante a Euro 2020 - ). A versão europeia da Copa
A empresa de games estava buscando mais inscrições de usuários no aplicativo.Sua campanha publicitária, que começou em 7 de junho de 2021, quatro dias antes do primeiro jogo da Euro 2020, foi veiculada nas mídias sociais e nas redes de anúncios. Com 56% do orçamento, o marketing focou em redes como o Facebook e Instagram. Os 44% restantes do orçamento foram gastos em redes de anúncios por meio de trocas em mídias programáticas.
Sem surpresa alguma, nos dias em que as seleções dos principais países visados na campanha jogaram, os registros nos aplicativos aumentaram. Os dois melhores dias para inscrições e seis dos melhores 10 dias foram aqueles em que essas seleções jogaram. Essa é uma lição importante para os profissionais de marketing para ser aproveitada durante a Copa.
De fato, a agência de mídia Magna prevê que as festividades esportivas internacionais contribuirão consideravelmente para o aumento projetado de 9,2% na receita global de anúncios durante o ano, especialmente considerando o momento (pouco antes do início da temporada de compras de fim de ano).
Com os jogos chegando, agora é a hora dos profissionais de marketing considerarem a capitalização. Ainda que muitos estejam focados em suas campanhas para as compras de fim de ano, este momento oferecerá novas oportunidades para vincular marcas ao maior evento esportivo do mundo. Assim, a edição de 2022 é uma chance de se antecipar a uma tendência de marketing que só crescerá nos próximos quatro anos.
COMPARTILHAR ESSE POST