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Além da folia: o papel estratégico do Carnaval para as marcas

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Tempo de Leitura 6 min

DATA

25 de fev. de 2025

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Reportagens

Além da folia: o papel estratégico do Carnaval para as marcas
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Além da folia: o papel estratégico do Carnaval para as marcas

O Carnaval é um dos maiores eventos culturais do Brasil e desempenha um papel estratégico para diversas marcas, que aproveitam a festa para fortalecer sua conexão com os consumidores, ampliar a visibilidade e criar experiências memoráveis. Neste ano, mais de 53 milhões de pessoas deverão fazer parte da festa – um aumento de 8% em relação ao ano passado, conforme estimativa feita pelo Ministério do Turismo.

Conhecida por sua conexão histórica com o Carnaval, a Brahma reforça seu protagonismo com a campanha "O Carnaval está de Brahmas Abertas", assinada pela agência Africa Creative. A marca criou uma porta gigante no Farol da Barra, em Salvador, marcando o início das comemorações com um show surpresa da Timbalada e apresentação da embaixadora Lore Improta. 

No Rio de Janeiro, a presença da marca será ampliada da Marquês de Sapucaí, onde Brahma patrocina os desfiles, para os supermercados cariocas, que receberão latas inéditas em homenagem as 12 escolas do Grupo Especial. Segundo Joice Carvalho, Head de Marketing de Brahma, as ações da marca em 2025 continuam com ativações especiais em blocos e distribuição de brindes nas principais cidades em que patrocina o Carnaval (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador).

Entre as ações de destaque, a marca promove uma surpresa na abertura dos desfiles do dia 2 de março, com um show que materializa o conceito das portas de Brahma. A musa Paolla Oliveira participa da ação ao lado de uma bateria exclusiva para animar a avenida. A empresa ainda apresenta um caminhão dourado com latas especiais para presentear a escola campeã do Carnaval 2025.

“O Carnaval é o primeiro grande evento do ano no país e representa o início de uma plataforma que vai apoiar as principais manifestações culturais brasileiras do calendário, como o São João, Parintins, os campeonatos de futebol e tantos outros. Além disso, o evento marca os 25 anos da Ambev, dona da Brahma, que é uma das principais marcas para a companhia durante as festas”, comenta a Head de Marketing.

A importância do Carnaval para a Riachuelo

A Riachuelo estará presente em três dos maiores polos carnavalescos do Brasil apoiando ativações em diversos formatos e em diferentes cidades, evidenciando a importância regional da festa em cada uma. A ideia é conectar moda e cultura de forma estratégica, reforçando o propósito da marca de democratizar a moda e valorizar a brasilidade.

A presença da marca começou em Salvador, com o patrocínio à Casa Arara de Verão celebrando a mistura da arte, moda e música. Além disso, Riachuelo estará no Camarote Expresso 2222, vestindo os convidados com uma camiseta exclusiva, desenvolvida em 100% algodão agroecológico, cuja produção é fomentada pelo Instituto Riachuelo.

Em São Paulo, a empresa participa do Samba da Arara, com o icônico Pretinho da Serrinha, que aconteceu no dia 16 de fevereiro, e marcará presença no Bloco Tarado Ni Você, que prevê a presença de 100 mil foliões para celebrar 10 anos de fundação, homenageando Caetano Veloso. Já no Rio de Janeiro, Riachuelo patrocina o Baile da Arara, evento exclusivo que resgata a tradição dos bailes de Carnaval.

“O Carnaval é um dos nossos maiores territórios de expressão. Para nós, investir na festa mais amada do Brasil é uma maneira de conectar a marca com o consumidor de forma autêntica, além de ser uma importante plataforma de visibilidade, que nos possibilita valorizar a pluralidade do nosso país, e reforçar o nosso posicionamento de democratizar a moda, exaltando a brasilidade”, explica Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.

Grupo Boticário e o Carnaval

O Grupo Boticário reforça sua conexão com a cultura brasileira ao patrocinar blocos emblemáticos como o Galo da Madrugada, Monobloco e Sargento Pimenta em São Paulo, junto com outros 15 eventos, entre blocos de rua, festas e camarotes, abrangendo todas as regiões do Brasil. A empresa espera impactar mais de 12 milhões de pessoas durante os dias de folia.

Detentora de um leque de marcas específicas, a empresa planeja utilizar unidades de negócios diferentes para criar experiências únicas, pautadas por contextos estratégicos pertinentes para o posicionamento de cada operação. Beleza na Web, por exemplo, será a âncora para experiências imersivas em um salão exclusivo no Nosso Camarote, na Sapucaí.

Com a Vult, a empresa firmou uma parceria com a GOL Linhas Aéreas. O objetivo é garantir que a marca esteja presente até mesmo nos voos rumo ao Carnaval, criando um momento de conexão com os consumidores antes mesmo da festa começar, além da ação itinerante em bares de Recife, ampliando sua presença nos principais pontos de encontro da cidade. 

Em São Paulo, Quem Disse, Berenice? incentiva a experimentação e a autoexpressão com o Berê Stop, um ponto de beleza para os foliões se prepararem e curtirem o pré-Carnaval do Heavy Bloco, celebrando a liberdade e a diversão com leveza.

Segundo Marcela de Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário, o conjunto estratégico foi pensado para possibilitar o investimento em experiências que ressoam muito além da festa, reafirmando o compromisso com o público e a cultura, e consolidando o Grupo Boticário como referência na celebração da beleza em todas as suas formas.

“O Carnaval tem sido uma data-chave para o Marketing do Grupo Boticário. Ao longo dos anos, essa presença se tornou um pilar estratégico para potencializar nosso impacto cultural e expandir nosso território de forma genuína. Para nós, essa não é apenas uma campanha sazonal — é uma oportunidade de gerar relevância e conversas de longo prazo, inserindo nossas marcas em momentos de alto envolvimento emocional com o público”, afirma a Diretora.

O Carnaval da Espaçolaser

A Espaçolaser invadiu a praia de Copacabana com a campanha ‘Minha Pele é de Carnaval’. O quiosque Coco Verde foi totalmente personalizado com a identidade da marca, que idealizou a criação de um ambiente atrativo, divertido e interativo para turistas e frequentadores locais.

Com um enxoval completo, o espaço conta com uma decoração especial envolvendo a marca, ações promocionais e jogos ao longo da ação, que farão do quiosque um lugar instagramável e de encontro à beira-mar. Há, ainda, uma programação com aulas fitness em parceria com a Smartfit, apresentações de DJ fazendo os sunsets do quiosque ainda mais especiais e produção de conteúdos para as Mídias Sociais.

Internamente, a importância de associar a marca ao Carnaval está principalmente na oportunidade de conexão com o público de maneira emocional e culturalmente relevante. O Carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil e carrega um simbolismo forte de celebração, diversão, descontração e liberdade, ideais materializados no quiosque personalizado. 

“Ao associar a Espaçolaser ao Carnaval geramos engajamento, aumentamos a visibilidade e estreitamos laços com nossos consumidores, oferecendo um serviço que esteja alinhado com o espírito festivo e inclusivo da data. Além disso, é uma ótima oportunidade para a gente se diferenciar, oferecendo promoções exclusivas e campanhas criativas que aproveitem o clima carnavalesco”, afirma Tatiana Razuck gerente de Marketing e relacionamento da Espaçolaser.

Leia também: A Influência do Carnaval para Marcas e Influenciadores

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Ian Cândido

Repórter

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Priscilla Oliveira

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