Os aeroportos de Guarulhos (GRU) e Brasília (BSB) movimentam anualmente mais de 60 milhões de passageiros, representando quase 30% do fluxo aeroportuário do Brasil. Desse total, 73% correspondem a voos domésticos e 27% a internacionais, com uma renda familiar média superior a 13 salários mínimos, conforme apontam dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Isto, como você já deve estar supondo, abre uma excelente porta para ações de Marketing. Para Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil, os saguões aeroportuários nacionais são verdadeiras minas de ouro para o posicionamento de publicidade out-of-home (OOH) – e conhecer os passageiros que circulam por estes espaços é um diferencial estratégico para campanhas fortes o suficiente para impactar decisões de compra.

Nove em cada 10 pessoas notam a presença da publicidade nos aeroportos, em diferentes tipos de formatos OOH, como Colunas Digitais, Painéis Estáticos, Telas Digitais, Adesivações e Dominações nas Paredes, conforme dados coletados pela JCDecaux. Além disso, 84% interagem ou têm a intenção de interagir com a publicidade e 62% gostam de ver propagandas nos ambientes aeroportuários.
Os passageiros lembram, geralmente, de propagandas de quatro marcas ou produtos enquanto estão nos aeroportos, sendo que as categorias mais citadas são Restaurantes e Lanchonetes (66% para voos nacionais e 43% em internacionais); Perfumes (33% para nacionais e 45% em internacionais); Bancos e Investimentos (23% para nacionais e 29% em internacionais); e Cartão de Crédito (19% para nacionais e 30% em internacionais).

Quem são os passageiros?
O perfil dos passageiros é composto por 55% homens e 45% mulheres. 64% do total de viajantes possui ensino superior completo. As viagens nacionais são realizadas por 72% deles ao menos uma vez por ano, enquanto 30% viajam a cada três meses ou mais. Os motivos incluem lazer (41%), trabalho (35%), visita a familiares (13%), estudos (7%) e outros (4%). Todos os dados foram levantados pela JCDecaux.
A maioria dos passageiros (65%) viaja sozinha. Quanto ao perfil profissional, 47% são assalariados – com 42% em cargos de coordenação, gerência ou executivos. 16% são empresários ou donos de negócios, 10% estudantes e os demais atuam em outras áreas. Além disso, 53% frequentam aeroportos para buscar ou levar conhecidos, mesmo sem viajar.

Enquanto perambulam pelo espaço, 80% dos passageiros compram algo e utilizam pelo menos três tipos de serviços nos aeroportos em cada viagem. Em termos de consumo, a categoria Alimentação e Bebidas foi a mais citada, com 73% das respostas para voos nacionais e 76% para internacionais. O ticket médio gasto pelos passageiros nos aeroportos é de R$ 167 para os voos nacionais e de R$ 244 nos internacionais.
O “Estudo Aeroportos”, realizado pela JCDecaux em parceria com o Datafolha no segundo semestre de 2024, entrevistou 624 pessoas para entender o perfil dos passageiros e das pessoas que frequentam o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) e o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB).
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