O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, marca o necessário movimento de conscientização sobre o combate ao racismo, e neste ano, a Adidas se junta ao debate com a campanha “Da Raiz à Luta”. Em parceria com o Laboratório Fantasma, a marca reuniu Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional para o lançamento de uma camisa especial que homenageia a trança, um dos mais reconhecidos símbolos de resistência da cultura negra.
O Laboratório Fantasma, organização afro-empreendedora que nasceu na periferia de São Paulo, assina a direção criativa da campanha, que também conta com a participação do rapper, cantor e compositor Rael. O artista realizou a narração do vídeo de lançamento da iniciativa, disponível em publicação conjunta entre os perfis da adidas Brasil e do Laboratório Fantasma.
Com a mensagem "Trançar Brasil e África", a campanha de Excelência Negra se inspira em diferentes tipos de tranças ao longo de toda a história, representando estes símbolos no design da camisa. Predominantemente na cor creme, os novos mantos possuem desenhos que simbolizam as tranças, misturando elementos na cor amarela nas mangas e na parte inferior frontal.
Sobre os novos lançamentos, Evandro Fióti, CEO do Laboratório Fantasma, a colaboração com a Adidas e com os clubes participantes vem com intuito de evidenciar como as tradições africanas se fazem presente na nossa sociedade e que deveriam ser motivo de orgulho, respeito e valorização. Ele completa dizendo que a parceria trará orgulho, consciência e afeto para tantos torcedores e para sociedade brasileira.
Reação das torcidas
No Instagram, Cruzeiro e Atlético Mineiro apresentaram o novo uniforme aos torcedores, mas a reação de ambas as torcidas aponta o descontentamento com o caminho estético escolhido para as camisas. Em um dos posts realizados pelo alvinegro, um torcedor comentou que a intenção do trabalho - exaltar a cultura negra e combater o racismo - “merece nota dez, mas a execução, nota zero”.
Também são reclamações comuns entre os membros de ambas as torcidas o preço das camisas - R$ 329,00 - e o fato de que o design escolhido para a campanha é o mesmo para os três times participantes, situação extrapolada pela rivalidade entre os times mineiros. Até o momento, o Internacional não anunciou a novidade em suas redes sociais.
Leia também: Fla-Flu, Adidas, Gatorade e Meta: Futebol na mira das marcas
COMPARTILHAR ESSE POST