MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

92% dos profissionais de Marketing reconhecem o potencial dos gTLDs

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

30 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

92% dos profissionais de Marketing reconhecem o potencial dos gTLDs
92% dos profissionais de Marketing reconhecem o potencial dos gTLDs
92% dos profissionais de Marketing reconhecem o potencial dos gTLDs

A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) vai abrir em abril de 2026 uma nova janela para solicitação de domínios de topo genéricos (gTLDs) — a primeira desde 2012. Os gTLDs são as extensões formadas por três ou mais letras que aparecem após o ponto em um endereço eletrônico — como .ceo, .paris, .menu ou .charity. 

Marcas podem se candidatar para administrar um gTLD próprio, criando um espaço digital exclusivo, confiável e alinhado ao propósito da organização. Buscando assimilar percepções sobre a nova janela, a ICANN ouviu mais de 2 mil líderes de Marketing em oito países. Ao receberem uma definição clara sobre o que é um gTLD, 92% dos entrevistados a confirmaram possíveis benefícios, como maior diferenciação da marca (46%), mais confiança por parte do cliente (45%), controle ampliado sobre a presença online (44%) e melhor desempenho em SEO (44%).

Ainda assim, apenas 19% dos entrevistados atuam em empresas que já solicitaram um gTLD. As principais barreiras para adesão incluem preocupações com custos (31%), falta de conhecimento (27%) e limitação de recursos (24%). 

Por outro lado, um em cada três entrevistados ainda não está familiarizado com esse tipo de domínio — o que evidencia uma lacuna de conhecimento que pode estar impedindo empresas de explorarem essa oportunidade estratégica.

Percepções sobre os gTLDs

O levantamento aponta disparidades regionais: líderes de Marketing da Nigéria (74%) e da Índia (61%) demonstraram maior confiança no potencial dos gTLDs, enquanto na China os dados são divididos — metade vê valor estratégico, enquanto 49% enxergam o recurso como um investimento de retorno incerto.

A pesquisa foi realizada em um contexto de alta competitividade e transformação digital: 53% dos líderes ouvidos citam a diferenciação em relação aos concorrentes como principal desafio, seguidos por engajar o público certo (52%) e acompanhar as tendências do marketing digital (47%).

Para a ICANN, os gTLDs representam uma alternativa inovadora para comunicação, branding e comércio digital. Um domínio personalizado pode reforçar a legitimidade de uma organização e criar uma camada adicional de confiança com o usuário, em um ambiente online onde a autenticidade muitas vezes é colocada em dúvida.

Theresa Swinehart, vice-presidente sênior de Domínios e Estratégias Globais da ICANN, pontua que a próxima rodada do Programa de Novos gTLDs é uma oportunidade para empresas, comunidades, governos e organizações estabelecerem espaços próprios, seguros e personalizados na internet — moldados à sua identidade, idioma, cultura ou público.

Leia também: Experiência que vira história: construindo marcas icônicas

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme