Em crescimento no país, a Retail Media, como é conhecida a publicidade feita dentro do varejo, movimentará aproximadamente R$ 2,6 bilhões em mídia nos marketplaces até o final de 2023, conforme indicam dados divulgados pela IAB.
De olho nas oportunidades geradas pela modalidade, 87% das grandes indústrias respondentes ao relatório Retail Media Insights, publicado pela startup Newtail, em parceria com a Bornlogic e DP6, pretendem manter ou aumentar o investimento em Retail Media ainda este ano. A pesquisa também aponta que 73% dos varejistas já estão trabalhando com o canal.
No entanto, a adoção de estratégias de Retail Media ainda esbarra em barreiras comuns a algumas empresas nacionais. Neste recorte, 75% dos profissionais inseridos em empresas que não investem na modalidade afirmam que não o fazem pois não se sentem preparados para começar, pois precisam de mais conhecimento sobre o assunto. Já para 63% dessa amostra, a principal dificuldade é a falta de profissionais capacitados para executar o Retail media.
Entre as empresas que já fazem do Retail Media parte da rotina, metade destinam à modalidade valores que flutuam entre 1% a 10% do investimento de Marketing, enquanto 20% investem valores que vão dos 10% aos 35%. 23% das empresas disseram não saber o quanto investem.
Quanto à execução das campanhas de Retail Media, o varejo mais utilizado pelas indústrias respondentes é a Amazon (83%), seguido por GPA (67%), Magalu (60%) e Mercado Livre (60%). Quando questionados com quais indústrias fazem ou fizeram ações de Retail Media, Unilever, Nestlé e Ambev foram as empresas mais mencionadas.
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