Avaliações detalhadas (37%), unboxings (37%) e depoimentos (37%) são os formatos de “publi” com o maior potencial impacto nas redes sociais. É o que aponta o estudo “#Publi 2025: identificação e autenticidade na creator economy”, que mostra que autenticidade é o principal fator de influência na decisão de compra dos brasileiros.
A transparência é decisiva: 80% dos respondentes afirmam confiar mais em conteúdos patrocinados quando o criador mostra detalhes reais do produto, inclusive eventuais defeitos. O levantamento reforça, também, a relevância de micros e médios influenciadores, que podem alcançar níveis semelhantes aos de celebridades quando estabelecem vínculos genuínos com suas comunidades.
Em um contexto de confiança, 80% brasileiros já compraram algo indicado por um influenciador e, entre eles, a maioria se mostra satisfeita com a experiência. Além disso, 30% reconhecem que os criadores têm grande peso em suas escolhas de consumo – afinal, o consumo de conteúdo de influenciadores é parte do cotidiano: 90% dos entrevistados acompanham criadores ao menos duas vezes por semana.

Recortes de público
As mulheres aparecem como o grupo mais receptivo, já que 82% delas afirmam ter comprado após uma publi, nove pontos percentuais acima dos homens. O recorte etário e de renda também influencia o comportamento. Pessoas de até 39 anos e em situação financeira mais confortável são as que mais relatam aquisições motivadas por recomendações.
O estudo também dedicou um capítulo à Geração Alpha (14 a 17 anos). Entre eles, entretenimento e diversão são os principais motivadores para acompanhar os creators enquanto a confiança perde espaço em relação às demais gerações.
Apesar de passarem mais tempo consumindo conteúdo digital, são os que menos transformam isso em compras: 68% já compraram por indicação, contra 77% das outras faixas etárias. Apenas 10% relatam forte influência nas decisões de compra, abaixo da média geral de 22%.
Leia também: Creator Economy se expande com novas formas de monetização além da publicidade
COMPARTILHAR ESSE POST







