As colaborações entre marcas, conhecidas como collabs, se consolidaram como uma das estratégias mais eficazes no mercado atual. Mais do que apenas unir duas empresas em um único projeto, essas parcerias ajudam a fortalecer valores, ampliar o alcance de novos públicos e turbinar os resultados de ambas as partes.
De acordo com um estudo da PwC, cerca de 60% das grandes empresas relataram que colaborações estratégicas foram essenciais para impulsionar resultados em produtos e serviços. Um exemplo é a aliança entre a Starbucks e a PepsiCo, que resultou na criação da linha de bebidas "Starbucks Frappuccino", gerando vendas superiores a US$ 1 bilhão anuais desde seu lançamento em 1996.
Em 2024, o Shopping São José investiu nessa tendência em diferentes momentos do ano. No Dia das Mães, colaborou com a Ópera Citroën; no Carnaval, com a Mili; e, no Natal, com a ValeSul e Festtone – que resultou em um mês recorde de vendas, com um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para a Festtone, a ação representou um salto na visibilidade da marca, que foi exposta para os mais de 800 mil clientes que passaram pelo empreendimento durante o mês de dezembro.

“Uma collab bem estruturada é mais do que um simples co-branding, é uma oportunidade para marcas que buscam conexões autênticas com seus consumidores e formas inovadoras de se destacar da concorrência”, diz Talita Dallman, gerente de Marketing do Shopping São José.
Eros Pacheco, gerente nacional de Vendas e Marketing da Festtone, contou que "participar das ações de final de ano do Shopping São José foi uma oportunidade única de reforçar a conexão da marca com a magia e o encanto da época tão especial”.
Outra collab de sucesso foi a parceria entre a tradicional Bala de Antonina e a marca Sallie Body & Home. A iniciativa foi vencedora da categoria Banho e Higiene no 32º Prêmio Atualidade Cosmética, uma das premiações mais importantes para o setor no Brasil.

Confira collabs que iniciaram em 2025 e apostam na estratégia de fortalecer valores:
Reserva x Cruzeiro e Atlético Mineiro
A Reserva expandiu seu portfólio de parcerias com times de futebol e, pela primeira vez, une-se a dois dos maiores clubes mineiros: Cruzeiro e Atlético Mineiro. As coleções, que estão previstas para serem lançadas em junho, prometem conquistar os torcedores e amantes da moda com peças para serem usadas no dia a dia que combinam estilo e conforto.
“As peças estão sendo desenvolvidas cuidadosamente para capturar a essência e a história do Cruzeiro e do Atlético, dois clubes que carregam tradição, conquistas e uma torcida apaixonada. As linhas incluem peças versáteis e modernas, como camisetas, polos, camisas, casacos, shorts, bonés e moletons, além de linha infantil e de acessórios que trazem estampas exclusivas e elementos gráficos que remetem à identidade visual dos times”, afirma Pedro Cardoso, Diretor de Novos Negócios das marcas Reserva.
Tok&Stok X Fabula
A Tok&Stok apresenta sua nova coleção infantil Caxixi, desenvolvida em parceria com a Fábula. As marcas buscaram unir o lúdico do universo infantil com a brasilidade para dar vida a acessórios estampados para o quarto, cozinha e banheiro, além de móveis complementares assinados pelo time T&S Design.
As três estampas apresentadas nos itens decorativos, têxteis e louças infantis, foram inspiradas nos Caxixis, miniaturas feitas de barro por oleiros do Recôncavo Baiano. Elas também ilustram as roupas da Coleção Verão 2025 da Fábula e se destacam por suas cores vibrantes, capazes de despertar o lado criativo das crianças. O lançamento conta com mais de 20 acessórios e móveis pensados para crianças de 7 a 10 anos, com itens a partir de R$ 29,99. A coleção completa está disponível no site, app e lojas físicas da Tok&Stok.

Redley X HB
Para celebrar os 40 anos de história, a Redley se une a HB. Juntas, lançam uma collab exclusiva e limitada com três modelos de tênis e três óculos de sol, criados para explorar o melhor da vida outdoor. De acordo com Bernardo Carvalho, gerente de marketing da Redley, a alma solar de Redley e o espírito outdoor da HB mostram que grandes histórias se cruzam para criar novos caminhos.
“Essa é a primeira vez que Redley faz uma parceria com uma marca de óculos de sol e a HB tem a essência e o espírito de Redley. A collab ficou incrível e adoramos iniciar as celebrações de 40 anos com esse lançamento”, afirma. A collab conta com três modelos de óculos solares que traduzem o melhor das duas marcas: H-BOLD, BUZZ e NEW SPECIES.
O modelo H-BOLD foi escolhido por sua presença marcante e estrutura robusta, que reflete a essência do espírito outdoor da HB. Já o BUZZ destaca-se pelo design urbano e versátil, por transitar entre momentos de lazer e do cotidiano. E o NEW SPECIES é uma releitura de um modelo clássico, combinando os velhos tempos com a modernidade.
De acordo com Rafael Fonseca, gerente de marketing da HB, a escolha dos modelos reflete a sinergia entre as marcas, unindo o DNA esportivo e ousado da HB com a energia vibrante e a essência solar da Redley. “Os detalhes em amarelo e a presença da logo da Redley reforçam a parceria e garantem que os produtos sejam verdadeiros embaixadores dessa colaboração histórica”, comenta.


Aperol x Natura
A Aperol e a Natura se uniram para levar mais cor, brilho e autenticidade ao Carnaval 2025. Entre os dias 11 de fevereiro e 31 de março, na compra de duas garrafas de Aperol, ao apresentar o cupom fiscal nas lojas Natura, os consumidores poderão resgatar um item de maquiagem indispensável para um look cheio de personalidade: a caneta delineadora para olhos Natura UNA na cor Laranja Iluminado.
Para participar basta comprar duas garrafas de Aperol em lojas selecionadas do Pão de Açúcar e Mambo dentro do período da promoção, acessar o QR Code da promoção ou o link para verificar as lojas participantes. Depois é só levar o cupom fiscal até a loja da Natura mais próxima e apresentar para validação.

Bibi e Leiturinha
A Calçados Bibi e o Leiturinha se unem mais uma vez para proporcionar uma experiência única às crianças. Inspirada na coleção de Inverno 2025 da maior rede de calçados infantis da América Latina, a história "Pequenos Aventureiros" convida os pequenos a embarcarem em uma jornada mágica entre o dia e a noite. A narrativa destaca as descobertas e a beleza de cada momento, estimulando a imaginação e o aprendizado. O livreto está disponível para alguns assinantes do clube e, em edição limitada, pode ser encontrado nas mais de 130 franquias espalhadas por todo o Brasil.
Sprite x Approve
A Approve se uniu à Sprite para lançar uma colaboração inédita. Mais do que uma coleção de roupas e acessórios, a parceria marca a entrada oficial da Sprite no universo da moda brasileira, reforçando sua conexão com o lifestyle urbano e sua identidade autêntica.
Com o lema “Sprite Your Style and Approve Yourself”, a coleção traduz a essência da Sprite para o streetwear de maneira inovadora. Elementos como texturas em alto-relevo, que remetem às bolhas da garrafa PET, tecidos tecnológicos e cores características da marca foram pensados para despertar uma experiência sensorial.
Mas o grande diferencial vai além da estética: as peças da collab carregam um aroma especial de limão, desenvolvido exclusivamente para essa coleção. O detalhe não só reforça a refrescância como também aproxima ainda mais a moda do universo da Sprite, trazendo uma conexão inesperada entre os sentidos.

Evian x Pharrell Williams
A Evian lançou uma colaboração exclusiva com Pharrell Williams e sua marca de bem-estar e estilo de vida, Humanrace. A parceria traz ao mercado brasileiro uma edição limitada de garrafas em vidro, tanto na versão natural quanto gaseificada, reforçando a tradição da Evian de mais de 15 anos em colaborações com designers de luxo.
O lançamento está alinhado à campanha global "Mountain of Youth", que destaca a juventude e o bem-estar, conceitos que também norteiam a Humanrace. Com o slogan "This is the Fountain of Youth" ("Esta é a Fonte da Juventude"), a parceria simboliza a conexão entre a hidratação e um estilo de vida saudável.

Carmed x Oakberry
A Cimed lançou uma parceria estratégica com a Oakberry para o lançamento do Carmed Açaí. A ideia do produto surgiu de uma ação que ouviu sugestões da comunidade “Carmed Lovers”. Na campanha promocional “Crie Seu Carmed”, realizada no ano passado, os consumidores cadastravam a nota fiscal da compra do produto no site da marca para concorrer a uma série de prêmios - dentre eles, uma experiência para conhecer a Cimed e ajudar a criar um novo aroma para o hidratante labial.
A vencedora da promoção participou diretamente do processo criativo da novidade no escritório da Cimed, resultando na escolha do aroma açaí, que tem forte conexão com o público brasileiro. A fruta típica é uma das mais populares do país e vem se posicionando como uma matéria-prima relevante dentro da indústria cosmética.

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