A maioria (74%) dos lojistas que atuam em marketplaces nacionais já utilizam Inteligência Artificial (IA) para ampliar a eficácia das estratégias de Marketing e potencializar vendas, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Buscapé com 500 vendedores.
Dentre os que ainda não utilizam IA, 18% planejam implementá-la em breve, enquanto 6% afirmam não ver necessidade na tecnologia e 2% indicam que as restrições financeiras são um obstáculo.
Perguntados sobre as tendências mais relevantes para o futuro do setor, 38% dos lojistas apontam IA e chatbots como prioridade a ser implementada, especialmente para que a companhia se adapte à evolução tecnológica.
Com o ambiente de varejo cada vez mais competitivo, a IA permite que lojistas criem uma experiência de compra personalizada e mais eficiente, automatizando processos intrínsecos à jornada de compra, como o atendimento pós-vendas.
Na avaliação de Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, a Inteligência Artificial já não é mais opcional, mas essencial para lojistas que desejam se destacar em um mercado competitivo.
As novas tecnologias permitem captar insights sobre o comportamento do consumidor e antecipar demandas com eficiência, transformando tanto a conexão com os clientes quanto a gestão operacional no dia a dia, concluiu o superintendente.
Leia também: Inteligência Artificial e Marketing: o papel da Nvidia na nova era da tecnologia
COMPARTILHAR ESSE POST