MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

WhatsApp é o canal mais usado pelos brasileiros em contatos pós-compra

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

26 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

WhatsApp é o canal mais usado pelos brasileiros em contatos pós-compra
WhatsApp é o canal mais usado pelos brasileiros em contatos pós-compra
WhatsApp é o canal mais usado pelos brasileiros em contatos pós-compra

O WhatsApp foi citado como o canal mais utilizado para conversar com empresas no pós-compra por 54% dos consumidores entrevistados pela Octadesk para a pesquisa CX Trends 2024. O levantamento, realizado em parceria com o Opinion Box, indica não apenas uma preferência, mas também uma necessidade para as marcas.

O aplicativo de mensagens da Meta aparece muito acima de outros canais de mensagens mencionados pelos entrevistados, como o e-mail (49%), chat no site (45%), telefone (36%), formulário de contato no site (21%) e o Instagram (17%). O WhatsApp também é apontado como o canal de contato preferido por 31% dos usuários, à frente do chat no site (20%) e das conversas via e-mail (15%).

Na avaliação de Rodrigo Ricco, Fundador e Diretor Geral da Octadesk, o cliente atual busca soluções rápidas, e portanto, o investimento no WhatsApp é necessário para estabelecer boas conexões com o consumidor. Ricco classifica o aplicativo como uma revolução no relacionamento entre marcas e clientes, e alerta que aqueles que não se adaptam à nova realidade correm o risco de ficar para trás.

WhatsApp é necessário para estabelecer boas conexões com o consumidor.

Parte desta adaptação passa pela capacidade de responder ao consumidor de forma ágil, quase instantânea. Isso porque, ao entrar em contato com uma marca no WhatsApp (e em outros aplicativos de mensagens), o consumidor espera ser respondido em, no máximo, cinco minutos – tempo inferior à hora aceitável para os contatos por e-mail e superior aos sessenta segundos aceitáveis em interações via chat online e ligações telefônicas.

Neste cenário, 21% dos entrevistados se declararam capazes de esperar até dez minutos por uma resposta no WhatsApp. 11% dos consumidores aguardariam a réplica por até uma hora. O índice de paciência cai para 4% considerando uma espera de quatro horas. Para Ricco, os números destacam a importância da flexibilidade das marcas na hora de interagir com o consumidor.

Ricco destaca que um atendimento de qualidade vai além da venda inicial: ele cria um relacionamento contínuo, garantindo que o cliente volte e, mais importante, recomende a marca para outras pessoas. O WhatsApp é uma ferramenta poderosa por oferecer respostas rápidas, personalização e, principalmente, uma comunicação mais humana e próxima.

Leia também: Uso do WhatsApp em estratégias de Marketing cresce no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme