Na luta pela atenção dos consumidores, diferentes marcas acabam esbarrando em uma barreira peculiar: o anúncio de itens semelhantes em um mesmo canal digital. Um estudo sobre os hábitos de compra dos brasileiros, divulgado pela Criteo, aponta que 70% dos entrevistados encontraram, em algum momento da jornada de compra, anúncios duplicados para o mesmo produto sendo vendidos por marcas diferentes.
Neste contexto de aparente similaridade, alguns diferenciais levaram os consumidores a optar pela oferta de um anúncio em detrimento do outro. 46% dos participantes afirmam que o preço do item foi o fator decisivo. Seguindo o custo, 24% elegeram a opção de frete grátis como fator decisivo, 23% consideram os comentários e avaliações e 6% decidem com base no tempo de entrega.
Para driblar a saturação do mercado digital, muitas empresas estão recorrendo ao retail media. A estratégia, que oferece um degrau premium para as marcas adotantes, permite que marcas aumentem a própria visibilidade por meio de anúncios nativos e gráficos atraentes e personalizados.
Outro diferencial da estratégia diz respeito aos locais de exibição dos anúncios, que podem ocupar a página inicial, a página de categoria, a página de pesquisa ou a página de detalhes do produto e, dessa forma, alcançar os consumidores em vários estágios de sua jornada.
Além disso, o modelo de negócios permite a mensuração dos gastos com publicidade em todos os aspectos do processo de vendas online, permitindo que campanhas publicitárias direcionadas forneçam retorno sobre o investimento (ROI) mensurável em um grau que nunca foi possível.
Para Tiago Cardoso, Managing Director para a América Latina da Criteo, a possibilidade de explorar dados em profundidade, oferecida pela dinâmica da retail media, é a chave para marcas e varejistas maximizarem seus resultados e saírem na frente na disputa pela atenção do consumidor.
Elementos para captar a atenção do público com anúnciosPara as empresas que desejam aumentar as taxas de cliques e conversões a partir dos anúncios, a atenção aos detalhes das publicidades veiculadas torna-se essencial. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Miguel Caeiro, Head Latam da VidMob, explicou como a performance, as cores e a personalização contribuem para a captação da atenção do público em campanhas de Marketing. Venha para o Clube e faça parte da conversa!
Leia também: Retail Media cresce no Brasil e é apontada como canal de investimento por especialistas
COMPARTILHAR ESSE POST