Marcas que anunciam no cenário digital estão aprendendo sobre a importância de ter um conteúdo adequado e medir corretamente os resultados de suas campanhas em cada canal de mídia. Seguir boas práticas de mensuração aumenta a eficiência do Marketing e melhora o retorno do investimento em publicidade.
Porém, há um obstáculo que ainda assombra os profissionais de Marketing digital: como diversificar os canais de mídia para sair dos espaços mais competitivos, sem cair em fraudes? Investir em canais com pouca transparência pode não parecer um problema à primeira vista, pois geralmente apresentam resultados promissores em comparação com outros canais.
Depois de se aprofundar no desempenho deles, no entanto, os profissionais de Marketing perceberão que o tráfego pode ser fraudulento e é um desperdício de seu orçamento de Marketing.
"A falta de experiência em canais fora da Meta ou do Google dificulta que a equipe de Marketing utilize corretamente alavancas de otimização, posicionamento de anúncios, segmentação de público e outros recursos específicos para aproveitar ao máximo cada canal", explica Rodrigo Ferraz, Growth Manager (Gerente de Crescimento) na Winclap, empresa de Transformação de Crescimento ao Mundo do Marketing.
"Essa falta de conhecimento é uma barreira na hora de testar novos canais, pois sua curva de aprendizado é mais longa. Afinal, os algoritmos demoram para coletar dados até aprenderem a otimizar seus anúncios para os usuários mais adequados. Mas essa curva de aprendizado pode ser superada ao se trabalhar com profissionais de mídia paga com experiência em diversos tipos de plataformas. Uma das coisas mais importantes é saber identificar canais fraudulentos, antes de fazer uma campanha", completa.
Como identificar canais de mídia fraudulentos
Os anunciantes que decidem diversificar os canais e otimizar seus investimentos em campanhas pagas, estão no caminho certo. Eles percebem que, ao atingir o ponto de saturação do canal, é hora de buscar novas opções. Porém, ao buscar novas alternativas de canais, é preciso ficar atento aos seguintes sinais que podem indicar a possível ocorrência de fraude:
1- Verifique a transparência das informações do canal. Certifique-se de que eles informem métricas padrão, como impressões, cliques e taxas de conversão.2- Canais que oferecem CPA fixo (custo por aquisição) muito mais baixo e aquisição de usuários mais rápida do que outros canais convencionais.3- Poucas alavancas de otimização (botões) que o Marketing pode controlar.4- Colocação pouco clara de anúncios - você não pode dizer onde eles serão exibidos - e não mostram os nomes dos sites/aplicativos onde os anúncios estão sendo executados.5- Atribuições de resultados suspeitos: mostram resultados significativamente mais altos em comparação com outros canais.6- Não apresentam resultados incrementais após a execução de testes de incrementabilidade.
"Ciente desses pontos, os anunciantes podem e devem seguir uma estratégia correta de diversificação de canais de mídia. Trabalhando com profissionais e parceiros especializados, o obstáculo da fraude será superado, os times de Marketing poderão gastar seu orçamento com mais eficiência e obter melhores resultados pelo seu investimento", completa Ferraz.
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