O Google Fotos está implementando uma série de atualizações empoderadas pela Inteligência Artificial. Dentre elas, chamam a atenção cinco novidades que incluem mecanismos de edição e organização das imagens e vídeos na galeria.
Em termos de edição, o primeiro item do conjunto é o recurso melhor captura. Lançada em janeiro, a ferramenta possibilita alterar as feições das pessoas fotografadas através de um processo de substituição facial alimentado por expressões capturadas em outras fotografias, tiradas em um curto espaço de tempo.
Outro recurso de edição, a borracha mágica, deverá ser incluída em um novo pacote de atualizações previsto para o dia 15 de maio. A ferramenta deverá remover das fotos objetos indesejados – outras pessoas, objetos, ruídos, etc – e preencher os espaços com detalhes realistas, compatíveis com o plano de fundo montado pelo próprio ambiente da fotografia.
Quanto à organização dos espaços de armazenamento, o ingresso da IA na plataforma consiste em categorizar documentos e capturas de tela em álbuns dedicados à identificação de cada arquivo, o que permite aos usuários encontrá-los com mais facilidade em diversas situações.
O departamento também estreia o recurso pilha de fotos, desenvolvido para agrupar automaticamente imagens semelhantes, otimizando, assim, a organização das galerias, que se tornam mais intuitivas e navegáveis.
Finalmente, o Google Fotos aprimorou o processo de criação de vídeos montados a partir dos destaques da galeria. Neste processo, os usuários podem auxiliar a IA ao introduzir palavras-chave que deverão guiar a seleção de imagens e vídeos para a formação da peça final.
Leia também: Google suspende geração de retratos no Gemini após polêmica sobre diversidade
COMPARTILHAR ESSE POST