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5 erros comuns que podem arruinar suas campanhas de Amazon Ads

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

17 de abr. de 2024

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Performance

Você sabia que o Amazon Ads é a plataforma de anúncios favorita dos consumidores brasileiros pelo segundo ano consecutivo? Quando questionados sobre o motivo, os consumidores afirmaram que consideram os anúncios da Amazon relevantes e úteis, com poucas qualidades negativas. No entanto, antes de investir seu tempo e dinheiro em anúncios no marketplace, é importante entender que até mesmo anunciantes mais experientes frequentemente cometem os mesmos erros.

Ao evitar esses cinco erros comuns que listei abaixo antes de iniciar sua campanha, você está preparado para alcançar bons resultados de maneira mais eficiente.

Não definir objetivos claros

Isso parece clichê, mas você ficaria surpreso com quantas empresas começam a investir em anúncios da Amazon sem definir metas claras que gostariam que sua campanha alcançasse. Ou acreditam que o Amazon Ads oferece apenas uma solução única para todos, ou que o simples fato de investir dinheiro em um problema o resolverá.

É claro que ambos estão errados! O Amazon Ads é uma ferramenta altamente sofisticada que recompensa os profissionais de marketing definidas por metas claras, alcançáveis e mensuráveis. Uma campanha de lançamento de produto exige estratégia, estrutura e orçamento totalmente diferentes em comparação com o aumento das vendas ou o crescimento do reconhecimento da marca.

Para usar o primeiro exemplo de um lançamento de produto, recomendamos focar na seleção de palavras-chave e usar a 'segmentação automática' da Amazon para atingir um público tão amplo quanto possível, ao mesmo tempo que seja capaz de refinar sua campanha de maneira contínua com base no desempenho. Para aumentar o conhecimento da marca, experimente ferramentas como o Sponsored Brands e Anúncios de Display combinados com produtos escolhidos manualmente que representam sua marca e suas palavras-chave.

Não calcular o orçamento corretamente

É sempre difícil saber quanto orçar para uma campanha, especialmente quando se trata de uma ferramenta como o Amazon Ads. Isso ocorre porque a plataforma não apenas usa um processo de lances mais dinâmico, mas também ajusta as classificações de pesquisa de seus produtos, em parte, com base no desempenho de vendas.

De acordo com uma pesquisa da Forrester Research e eMarketer, empresas já estabelecidas no mercado devem investir de 6 a 12% de sua receita em marketing digital. Enquanto isso, empresas menos conhecidas devem fazer um investimento ligeiramente maior, entre 12% e 20% da receita.

Quando se trata de Anúncios da Amazon, seu orçamento é definido diariamente. No entanto, devido à variação nos custos de anúncio e nas posições de pesquisa dos seus produtos, esta é uma área que a Inteligência Artificial está oferecendo grande ajuda. Por exemplo, o uso de lances automatizados por IA pode evitar problemas comuns, como campanhas bem-sucedidas que ficam sem orçamento antes do final do dia, o que poderia afetar negativamente sua classificação orgânica.

Não usar análises para ajustar a estratégia

Se você definiu metas claras, então é preciso verificar seu desempenho regularmente. Recomendamos cerca de uma ou duas vezes por semana, dependendo da natureza, complexidade e estágio da sua campanha.

É claro que o ROI final é importante, mas com uma variedade de softwares avançados de análise disponíveis, que são tanto baratos quanto livres de código, não há motivo para não poder se aprofundar em KPIs específicos mais relevantes para seus objetivos, ajustando-os conforme necessário.

Palavras-chave, texto do anúncio, estratégias de licitação e outras variáveis tornam os Anúncios da Amazon uma plataforma altamente dinâmica e em constante evolução. Portanto certifique-se de identificar as áreas mais relevantes para sua campanha, acompanhar seus resultados, realocar recursos e continuar monitorando, e ajustando, essas mudanças para alcançar seus objetivos.

Não usar as tecnologias atuais para obter vantagem

Outra boa notícia para 2024 é que novas ferramentas, como a Inteligência Artificial, por exemplo, podem auxiliar em quase todas as etapas da jornada das campanhas de anúncios da Amazon, proporcionando orientação e proteção extras para garantir o retorno de investimento.

Segundo uma pesquisa realizada pela Amazon Ads em março de 2023 entre anunciantes incapazes de criar campanhas bem-sucedidas, quase 75% mencionaram a criação de anúncios e a escolha de um formato criativo como seus maiores desafios. A plataforma acredita que a IA generativa pode capacitar os anunciantes a produzir de forma eficiente imagens de marcas temáticas em grande escala, melhorando as suas capacidades criativas e simplificando o processo.

Mas esta é apenas uma área em que a IA está transformando a abordagem dos profissionais de marketing em relação à Amazon Ads. Na Sellesta, conduzimos a mesma campanha com e sem a ajuda do nosso kit de ferramentas de IA, e os resultados foram notáveis. Com a ajuda dela, conseguimos atingir a meta de 5% de custo de publicidade de vendas (ACoS) definida pelo nosso cliente (reduzida de 7%) ou, em outras palavras, uma redução de 29% de ACoS. Além disso, esta campanha de Amazon Ads assistida por IA também teve um aumento de vendas de 47%, passando de US$5.800 por mês para US$8.500.

Listagens de produtos de baixa qualidade

É comum nos lembrarmos de uma campanha publicitária específica que deu muito errado e, agora, é lembrada precisamente pelos motivos não desejados! Como se costuma dizer, construir a imagem de uma marca já é bastante difícil, reconstruí-la depois de um projeto fracassado é ainda mais. Basta um simples erro para destruí-la.

Um fator fundamental para o sucesso ou o fracasso de suas campanhas publicitárias é a listagem de produtos. Seja por meio de descrições de produtos mal formuladas, imagens mal otimizadas ou de baixa qualidade, palavras-chave imprecisas ou direcionamento ao público-alvo errado, há várias maneiras pelas quais a listagem de produtos pode garantir que a reputação de sua marca mergulhe na obscuridade e, talvez, seja alvo de cancelamento!

Por outro lado, uma listagem de produtos devidamente otimizada com palavras-chave relevantes, imagens úteis, guia de tamanhos e outras informações essenciais do produto pode realmente melhorar o índice de qualidade do anúncio de acordo com o algoritmo A9 da Amazon, que, por sua vez, pode resultar em posicionamentos de anúncios mais altos a custos por clique mais baixos.

*Marcelo Costa é country manager da Sellesta no Brasil

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