Com a rápida evolução tecnológica e o aumento das expectativas dos consumidores, as empresas estão buscando soluções inovadoras para elevar o engajamento com seus clientes. Iniciativas focadas em uma experiência mais fluida e pessoal apontam o caminho para o futuro do engajamento, priorizando a conexão emocional e a agilidade nas respostas às demandas dos clientes.
Atenta às mudanças e preferências no comportamento do consumidor, a Braze, plataforma de engajamento de clientes, realizou o evento City x City São Paulo no início de outubro, marcando seu primeiro evento no Brasil. Segundo especialistas do setor em suas apresentações no evento organizado pela Braze, as marcas devem focar nas seguintes tendências:
Personalização de interações
O principal objetivo de cada marca é criar experiências que os clientes amem e construir relacionamentos que os incentivem a voltar. Mas cada cliente é único, e suas preferências e comportamentos mudam ao longo do tempo. Ainda assim, todos têm algo em comum — esperam que as marcas ofereçam experiências que se conectem com eles de forma individual. A boa notícia é que a Inteligência Artificial está possibilitando interações baseadas em dados para criar uma experiência mais personalizada para o cliente.
Recentemente, a Braze anunciou o desenvolvimento do “Project Catalyst”, um agente de IA que reúne investimentos no espectro do BrazeAI para ajudar os profissionais de Marketing a criar e descobrir a melhor experiência para cada consumidor individual. Com o Project Catalyst, os profissionais poderão definir diretrizes de alto nível para jornadas, conteúdos, itens e incentivos, bem como especificar um público-alvo e um objetivo.
O agente então gera centenas de variantes para cada componente dessa experiência — a linha de assunto do e-mail, o tom da mensagem, diversas ofertas disponíveis, a combinação de canais, o melhor momento e muito mais. Ele foi projetado para combinar o melhor de cada componente para criar uma experiência individual e única para cada consumidor. Embora ainda esteja em desenvolvimento, a Braze planeja disponibilizar uma versão beta do Project Catalyst no primeiro semestre do ano fiscal de 2026.
Identificação de momentos que importam para o cliente
Enviar a mensagem certa no momento correto já não é suficiente. Os profissionais de Marketing devem ser companheiros na jornada do cliente, proporcionando momentos que moldem positivamente sua experiência. Bill Magnuson, cofundador e CEO da Braze, contou que é preciso ser um ótimo ouvinte e um companheiro valioso, porque as marcas que se dedicarem terão sucesso.
“Entenda o que seus clientes desejam, identifique os momentos e necessidades que realmente importam para eles. Não controlamos a jornada do cliente; ao contrário, auxiliamos nesse processo, criando uma forte conexão com as marcas”, explicou.
Substituição de controle por empatia
O cliente é o protagonista, o que significa que construir relacionamentos com os clientes deve ser o foco central dos esforços de Marketing.
Astha Malik, Diretora de Negócios da Braze, fez um paralelo com o pesquisador Galileu. “Em sua época, acreditava-se que a Terra era o centro do universo, mas, graças a Galileu, agora sabemos que isso não é verdade. O mundo do software e do Marketing é semelhante. Hoje, muitas marcas ainda acreditam que são o centro do universo, que controlam ou orquestram a jornada do cliente. Mas sabemos que os clientes estão criando seus próprios caminhos”, explicou.
Tecnologia deve ser aliada à criatividade
Conectar a marca com a mensagem relevante para a pessoa certa no momento certo é totalmente viável hoje devido aos avanços da tecnologia.
Fernando Machado, membro do Conselho da Braze e sócio da Garnett Station Partners, afirmou que com ferramentas de análise de dados e automação, é possível maximizar o impacto de cada investimento, alcançando nosso público de forma mais eficaz e criando experiências memoráveis que realmente ressoam com os consumidores.
“A verdade é que nunca teremos orçamento suficiente para as campanhas que aspiramos. Portanto, a chave é usar os recursos disponíveis de forma inteligente, focando em estratégias que priorizem a personalização e a segmentação”, explicou.
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